domingo, julho 29, 2012

marrabenta e outros bons momentos.

pessoalmente tenho mais dificuldades em escrever sobre coisas que gosto, porque por vezes pareço parcial de mais quando quero ser apenas verdadeiro. a Sara Tavares faz parte dessas coisas, é-me difícil escrever sobre ela sempre que a vejo ao vivo ou escuto as suas musicas em casa, no carro ou em momentos como este em que escrevo sem pensar se alguém me vai ler. por motivos alheios a minha vontade e sem responsabilidade da organização, só consegui ter acesso ao cine atlântico já a Sara cantava a terceira música, o que significava que já tinham passado os 5 minutos que tínhamos direito a fotografar... então a solução foi mesmo curtir, num dia em que o recinto esteve cheio até ao limite e em que o público felizmente saiu de casa com disposição para dançar.
   
cantamos, dançamos, conversamos, brincamos e tenho a certeza que todos saímos felizes... os do palco e os da plateia.
    
depois vieram os cota e a festa disparou com o Conjunto Angola 70. assumo que a maioria das musicas que dancei com os cotas foram com memórias dos bons momentos em que passei com os meus país, afinal, um show também serve para viajarmos no tempo mesmo que seja distante. sem invenções tecnológicas nem improvisos, mais velho é mesmo mais velho (como se diz por aqui)... foi uma linda viagem e gostei de ver a mistura entre gerações onde todos transportavam nos olhos lágrimas de felicidade.
    
simpático, muito sorridente e sempre a dançar... pode parecer uma simples definição mas é sincera. na primeira vez que escrevi aqui sobre o Stewart Sukuma não me lembrava de como o conheci, mas no show a dançar aquelas marrabentas ao lado dela era quase impossível não lembrar que depois de uma viagem a Moçambique ela me encheu os ouvidos sobre a música do Stewart. nunca estive em Moçambique, mas entre amigos nunca escondi a minha opinião que culturalmente e não só, nós os angolanos temos muito que aprender com esse povo tão próximo, afinal, copiar o positivo nunca deveria nos envergonhar.
  
Tingalava Ni Matlahari Ya Ndzilo, não sei se isso é changana mas também não entendo nada do que ele diz e mesmo assim sempre gostei de mais dessa música... kanimanbo ao Stewart Sukuma.
   
 
sinceramente, ainda não estou preparado para escrever sobre o Manu Dibango... aquilo, mas do que um  
show, foi uma conversa pessoal com o meu pai!
 

1 comentário:

Naicoco disse...

As tuas palavras fazem todo o sentido.. as fotos como sempre, harmoniosamente bem colocadas..
O meu coração só ficou com pena,pq nao vi a Sarita e o Mano Dibango só consegui ver mesmo a última música.."atraves" da fila..mas ainda assim, valeram todas as emoções!;)