terça-feira, novembro 08, 2005

Carta ao filho na tuga

Querido filho
Que esta carta te encontre de sa�de � o que mais desejamos. N�s por c� estamos bem nao obstante os mambos do dia a dia.
Epa, como te falei naquele bilhete que a tia Josefa te levou, as coisas la em casa do mano Joao nao estao l� muito boas, o gajo nao para de beber e a mulher dele esta a ficar cada vez mas farta da situa�ao ao ponto de que a semana passada nos amea�ou bazar com as crian�as se n�s a fam�lia dele nao ajudarmos o nosso parente, disse que nao � ela que tem de suportar com o fardo ate porque nao foi ela que lhe pariu. Atrevida a m�boa j� viste isso filho, ate parece que nos tavamos l� quando ela fugia de casa para dormir com o mano Joao.
E foi com esta vunda que passamos a semana finda. Assim, no final de semana eu a tia Josefa, o tio Zeca, o mano Roberto, a tia Quinhas, a cota Rosa, o tio Zacarias, o mano Bumba e todos os teus primos reunimos em casa da mais velha Mariquinha (ali no sambizanga, lembras-te?), para tomar a decisao de como poder�amos ajudar o teu tio. Depois de muitas ideias, concordamos todos que o melhor � mesmo o mano Joao ir viver ai na tuga contigo. Meu filho, sei que a tua vida ai tamb�m nao � das melhores, mas pelo menos ganhas o teu pao com o teu suor e isso eu agrade�o todos os dias ao Senhor. Entao dentro dos teus conhecimentos ai com os pulas v? l� se arranjas algo para o teu tio, porque talvez ai com a condi�ao de trabalhar para viver o madi? ganha ju�zo. Olha mas vou te pedir um favor, v? se nao lhe mistures com os nossos patr�cios porque eu costumo a ouvir muitas estorias aqui na banda e sei que ai os babus tamb�m gostam muito do copo e esse � o problema que j� estamos com ele. Por isso vejas se consegues lhe manter afastado do �lcool e das desbundas e ate podias lhe levar ai na tua igreja porque a tia Josefa disse que eles nao te deixam beber �lcool e isso � muito bom filho por isso eu te tenho todas as minhas esperan�as do futuro.
N�s j� estamos l� na luta da bixa por causa do visto na Embaixada da tuga, porque eu quero que ele viaja pra ai mas tardar ate ao dia 8. Como sabes este ano o pais vai festejar 30 anos de independ?ncia e o governo esta a preparar um boda de arromba com maratonas em todos bairros mo filho a cuca, a eka e a nocal serao vendidas ao pre�o �nico de 20 kwanzas e pelo andar das coisas o feriado vai come�ar j� no pr�ximo dia 9 e vai se prolongar ate ao dia 15, este ano mesmo as coisas v?o aquecer e n�s a fam�lia nao queremos que o mano Joao passe estas festividades por c� para o bem dele. Desde a semana passada que j� come�aram a pintar os passeios e as arvores, o lixo diminui e a cidade esta mais bonita, o Ernesto Bartolomeu disse ontem no Telejornal que vem muitos Presidentes e o Zequitas disse que ontem quando estava em casa do colega dele viu na parab�lica a falarem que o Presidente ai da tuga tamb�m vem como convidado de honra e tudo. Mas eu nem sei a cidade esta mesmo mais bonita s� o engarrafamento � que aumenta a cada dia n?o sei mesmo o que os cabombas v?o fazer com os candongueiros.
Filho, um abra�o bem grande do teu querido pai que muito te quer bem.
Que Deus esteja sempre contigo.

Afonso Malamba
Luanda, 7 de Novembro de 2005

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Magn�fico.
Kandando
Eug�nio Costa Almeida