sexta-feira, agosto 04, 2006

Subject : FW: A Banda?

hoje recebi um mail com este "Subject" com um texto de minha autoria post(ado) no Attelier dos Mangueirinhas quando usava o servidor blog (www.salucombojr.blog.com).
ate ai tudo bem, ate porque li o texto com muita satisfa�ao e um sorriso alargado ate porque nao sao todos os dias que um texto nosso passa a ser enviado como mail colectivo o que significa que as pessoas gostaram. a unica duvida foi a nota final que faco aqui um copy:

(Nota: Entenda-se que o autor vive algures na Holanda)
Ass. Felipe Muacasso

com esta certeza toda, ate eu fico com duvidas da minha propria certeza!
assim, aproveito a fase de pequeno sucesso para fazer uma republica�ao ou segunda edi�ao, como queiram.

A banda, mas onde fica a banda?

Certa vez um camba contou-me, que um budjurra que ele conheceu aqui na tuga, teve em Angola e conheceu as 18 prov�ncias, mas voltou decepcionado porque nao chegou a conhecer a "Banda". Voces falam tanto da banda, mas em que parte de Angola fica ela entao? Interrogou ele.
Talvez, nem nos, os puros mangol�s sabemos explicar a defini�ao ou localiza�ao da banda, porque, para n�s a banda nao se define nem se ve, ela sente-se quando o Boing 747 da Taag abre a sua porte e aquela quentura empoeirada toca-nos a pele.
A banda sente-se ali naquele tapete rolante do Aeroporto 4 de Fevereiro, quando vamos pegar as malas e encontramos a mistura de passageiros e bagagens entre Lisboa/Luanda e Kinshasa/Luanda, sente-se naquela comprida avenida que sai do aeroporto ate ao Largo da Maianga, onde nos cruzamos com um cumbi azul e branco e um Hammer H2 amarelo ao mesmo tempo, sente-se nos ambulantes que te batem no vidro com a dica "cota temos todas as novidades, � s� escolher" ou "tio olha o cheirinho pro boter, esse � mesmo do puro", no engarrafamento provocado pela nova onda da constru�ao das pontes ou t�neis, como alguns dizem.
Quando chegamos em casa, sentimos a banda assim que ligamos a TV, e nos deparamos com a emissao da Globo ao inv�s da TPA que est�vamos a espera, daquele cheiro do bagre fumado ou do funge quentinho que vem l� da cozinha, do som que vem da r�dio com as novidades musicais que estao a bater em determinada altura, da primeira conversa com os cambas em que nos contam as novidades tintim por tintim; os novos caloes que estao a bater, a nova forma de dan�ar kuduro ou tarraxinha, a praia e disco que tao na moda e muitas outras dicas, insignificantes para alguns mas importantes para todos n�s que queremos ver ou nos sentirmos na Banda.
Muitos, podem entender banda como uma dica que os angolanos inventaram para dizerem que foram ou vao para Angola, mas se assim pensam � porque nao apanharam a dica. Pra Angola, qualquer mady� pode bazar, um tuga, brazuca, santolas ou chinoca que agora vao pra l� aos montes; mas pra Banda, hum hum, s� mesmo n�s sabemos o caminho para aquele "para�so" empoeirado. Eu, at� j� pensei em abrir uma agencia de turismo, �nica e exclusivamente para levar turistas e nao s�, a conhecerem a banda. Mas como? A par das questoes de cumbu, h� uma mais complicada que me estraga a ideia de neg�cio. Onde fica a Banda?
Por vezes, penso que sou "bandense", porque angolanos de BI. e passaporte, existem muitos, basta querer se-lo acompanhado de algumas quantias e j� esta; agora bandense, nao � para quem quer nem para quem pode, � s� para quem �.
Ali, onde se sente a dificuldade em que alguns vivem, mas que todos se riem independentemente do n�vel de vida que tem. Ali sim esta a Banda...

3 comentários:

SV disse...

Li seu texto no blog desabafos angolanos � achei �timo.

S�lvio/Brasil

Anónimo disse...

Esse Hummer amarelo � certamente o do Akwa.
Pois... Na banda s� alguns � que metem golos!

Anónimo disse...

Hum ..., tudo n?o passou de um mero equ�voco - ao que creio - j� esclarecido.

Gindungo