o debate do outro dia organizado pelas Angolanas Naturais & Amigos (A.N.A), foi um momento relevante de observação de como as diferenças algumas vezes acabam por nos afastar simplesmente por falta de conhecimento uns dos outros... mas o pior, é quando essa falta de conhecimento é acompanhada pelo desinteresse ou falta de curiosidade de pelo menos nos questionarmos o porquê que o outro é assim.
na conversa, falamos de cabelos naturais, falamos sobre os racismos e preconceitos, falamos de alguns estereótipos introduzidos em diferentes sociedades, conversamos sobre o africanismo de uma maneira muito aberta e crua onde escutei algumas coisas interessantes e outras sem cabimento, falamos de política e dos políticos, falamos dos asiáticos, dos europeus, dos americanos, dos latinos, dos judeus, dos muçulmanos e de muitas outras coisas.
independentemente do teor do debate, o que mais me despertou foi aquele momento que todos passámos juntos porque mais uma vez percebi que mesmo que a “qualidade” das opiniões varie de cima para baixo e vice-versa, o mais importante é mesmo quando cada um de nós tem a sua opinião e pode compartilhar abertamente sem que para isso existam consequências. o ideal seria que isso não acontecesse apenas num encontro com o pretexto de falarmos sobre cabelos naturais.
no final, tínhamos a arvore com as lindas imagens da minha querida amiga Hindhyra Mateta, e muitos sorrisos de satisfação.
no final, tínhamos a arvore com as lindas imagens da minha querida amiga Hindhyra Mateta, e muitos sorrisos de satisfação.
Sem comentários:
Enviar um comentário