domingo, dezembro 01, 2013

7ª Bienal Internacional de São Tomé e Príncipe

1º quando reparei na movimentação de militares pela cidade, imaginei logo que seria o presidente da republica a fazer a inauguração da bienel, nada anormal, afinal os políticos gostam de holofotes. para mim o espanto foi ver um presidente a fazer a abertura de um evento aberto ao público sem que para isso fosse necessário que este mesmo público fosse credenciado ou convidado. para mim, isso é anormal e quando disse para alguns santomenses, ficaram sem perceber o que eu queria dizer. 

2º apesar do meu receio com a fraca comunicação que o evento teve, a verdade é que o público apareceu em massa, famílias inteiras apareceram e as crianças se deliciavam com as imagens em formato XXL que o apresentava. 

3º o espaço da CACAU foi totalmente redesenhado, alias RE-DESIGN é o tema desta bienal. o lugar ficou com uma imagem mais clean, as paredes são enormes e as imagens se encaixaram bem... pena foi terem retirado a pequena sala de cinema com banco corrido em madeira que passava os filmes sobre o comercio do cacau. eu adorava aquilo. 

4º o espaço da Fundação Carlos Delfim Neves pareceu-me frio de imagem, alias, o armazém parece mais de logística do que propriamente para arte... mas logo a entrada do espaço a obra do Binelde Hyrcan arrasa com qualquer preconceito que alguém possa ter com o espaço! depois de muito ler e ver imagens, foi a primeira vez que tive contacto físico com o exercito de galinhas embalsamadas desse rapaz que actualmente é para mim um dos melhores artistas angolanos. 

5º a falta de um programa faz-me especular. como país convidado gostei de ver o trabalho dos artistas (Mestre Paulo Kapela, Kiluanji Kia Henda, Edson Chagas e o Binelde Hyrcan) que representam Angola, mas se forem apenas esses, então a nossa presença será muito fraca, mas como já disse, a falta de um programa faz-me especular. há rumores da participação em janeiro da Companhia de Dança Contemporânea de Angola. 

6º penso que a noite poderia ter terminado com música, alias, sentia-se no ar aquela pergunta, e agora como vai terminar a noite? 

7º está assim aberta a BIS 7ª Bienal Internacional de São Tomé e Príncipe RE-DESIGN | SÍNTESE | Inauguração | Sábado | 30 Novembro 2013 - 28 Fevereiro 2014 | Entrada Livre.


 

Sem comentários: