sexta-feira, outubro 28, 2005

Pequenos nadas

Porque "a vida � feita de pequenos nadas", como escreveu e cantou o "Tio" S�rgio, posso dizer que tenho vivido um pouco mais nos �ltimos dias em Cabo Verde. No ano em que os Da Weasel fizeram cerca de oitenta datas por todo o Portugal continental, Madeira e A�ores, em que toc�mos pela primeira ves em Macau - sendo que foi tamb�m a primeira vez que visitei a �sia e descobri os arranha-c�us da sua "Manhattan", Hong-Kong - acabo por ser mais surpreendido nas minhas f�rias na terra dos meus antepassados. Sto Antao � tida por muitos como a ilha mais verde e, questionavelmente, a mais bonita do arquip�lago. A vegeta�ao abunda por aqui, mas ainda assim dizem-me que a terra esta despida, visto que nao choveu na ilha que viu nascer e crescer a minha mae. A cidade da Praia em Santiago ou a ilha de S. Vicente tem evolu�do nos �ltimos anos, mas em Sto Antao as coisas boas teimam em nao acontecer. Num pa�s onde a popula�ao tem vindo a crescer, esta ilha tem visto o seu n�mero de habitantes baixar consideravelmente. Al�m da agua, falta muita coisa b�sica neste lugar. H�, contudo, uma grandeza de esp�rito, uma pureza de sentimentos e uma alegria inexplic�vel nas pessoas daqui. H� mornas, cachupa, grogue e ponche. H� o sorriso de uma menina que toma banho de mangueira num terra�o ou de outro que corre pela rua a sair de escola com poucas condi�oes.
Pequenos nadas. E entao penso nos mi�dos adolescentes em Portugal e no resto da Europa que se queixam por tudo e por nada. Nadas pequenos. Manuel Fernandes, jogador do Benfica, marcou ontem um golo de elei�ao contra o Villarreal. Ao assistir o jogo no hotel, um dos seus donos confidenciou-me que os pais do jovem talento nasceram a poucos quil�metros daqui, nao conseguindo disfar�ar o orgulho nos olhos que riem. Pequenos nadas...

Por: Pac vocalista dos Da Weasel
Retirado da revista Correio Domingo

Sem comentários: