quinta-feira, setembro 06, 2007

arara de nome e espécie


arara, foi assim que disseram que se “chamava”, e eu com o meu apagão no mundo da avicultura achei que fosse um papagaio de nome arara!
um telefonema e uma passagem pelo google, ensinaram-me algumas coisas:

estão presentes em quase toda a América do Sul, principalmente na Colômbia, Peru, Venezuela, norte da Argentina e no Paraguai.
preferem as regiões de grandes rios, cerrados e matas.

são capazes de viver até 45 anos (esta, disseram-me que tem 16!)

...desde os primórdios da colonização brasileira o hábito indígena do xerimbabo foi observado e absorvido pelos colonizadores, araras eram capturados ainda filhotes para servirem de mascotes. este hábito tornou-se arraigado na cultura brasileira e acabou por gerar um amplo e ilegal comercio desta espécie. dados extras oficiais relatam que mais de 10.000 filhotes de araras são retirados da natureza por ano para serem vendidos em grandes centros ou até mesmo no exterior de forma ilegal.


a "menina" da foto veio da África do Sul, e até as quinguilas* que estavam por perto falaram-me muito bem "dela"
linda...

*senhoras que fazem negocio com a troca da moeda nacional com a estrangeira e vice versa.

1 comentário:

O Toke É Esse disse...

Olá amigo, kolega, nunca mais te vi pelo blogdangola! Aparece mais vezes com os teus divertidos posts.

Sobre as kinguilas, vale aqui dizer que a origem é kinguilos, termo aplicado a homens mercadores.

Abraçosm
Toke
http://muximangola.blogspot.com