domingo, outubro 03, 2010

personagens dos meus dias XIX

sentados em assentos seguidos, 18E e 18G do voo fazia a ligação entre Luanda e Lisboa, chamou-nos atenção o facto de pousarmos os dois na pequena mesa que cada passageiro tem direito, o livro com o mesmo titulo. ela e eu, líamos Quando Nietzsche Chorou. olhamo-nos, sorrimos e o silencio se manteve.

a Leonor é portuguesa, dos açores e tem menos de 60 e mais de 50 anos de idade. esteve 30 dias em Angola a convites de uns amigos de infância que vivem e trabalham na cidade do Lobito, onde, contou-me que se tinha apaixonado por um angolano, daí a pergunta:

como são os africanos?

não sei. penso que só tenho legitimidade para falar de um angolano.

[risos]

mas isso, só foi o motivo para o inicio de uma longa conversa. conversamos sobre muitas coisas em comum, desde o mesmo livro que líamos, o show do Pedro Abrunhosa, a playlist que cada um tinha no iPod, mas o que mais nos entreteve, foi a escrita de José Eduardo Agualusa e do Ondjaki. disse a Leonor, que o amigo que a quatro meses atrás lhe tinha convidado para conhecer Angola, aconselhou-lhe a não pesquisar nada no google, não ler blog´s, não prestar demasiada atenção as noticias nem perguntar a conhecidos sobre as suas experiencias. O amigo da Leonor, mandou-lhe apenas um e-mail onde lhe aconselhava a ler os livros de José Eduardo Agualusa e do Ondjaki, porque têm nas entrelinhas a verdadeira Angola.

falamos ainda sobre a culinária maltesa e as ruas de La Valletta, a Leonor trabalhou em Malta como professora de português na mesma altura que fiz por lá o meu estagio. outra coincidência.

7 horas depois estávamos em Lisboa e no tapete da recolha das bagagens despedimo-nos em sorrisos sem nunca termos a tentação de trocarmos os contactos.

daqui a três semanas a Leonor vai voltar para o Lobito, apaixonou-se e disse que vai arriscar.

3 comentários:

Anónimo disse...

como se tu gostasse da fruta, kkkkk
sentes vontade de ser mulher, para de disimular, kkkkkkkkkkkk
morres de inveja delaskkkk


A. M.

Anónimo disse...

Eu também acho que vale a pena arriscar, mas... pobre Leonor!
Ainda bem que Lobito é bonito...
Disfruta da tuga e do concerto!

Anónimo disse...

Eu quero um angolano tipo Agualusa, tem um assim p/? mim;)

Carminha Flores