segunda-feira, novembro 01, 2010

o post que se segue, é um presente a todos os “ausentes” que se mantêm presente no meu mundo

em criança e quem sabe ainda na barriga, a minha geração presenciou sem muito percepção musical, o fenómeno Kassav. os Kassav são uma banda da Martinica que cantam zouk, por vezes em crioulo por vezes em francês, e que no final da década de 80 deram em Luanda o primeiro grande show de estádio que o país viu. naquela altura em que nas festas de quintal dançava-se ao som de músicas de Juan Luis Guerra e outras ketas que agora fogem-me da memoria, eram os Kassav a banda mais popular em Angola.

a Jocelyne, que a par do Jean-Philippe Marthély, é volcalista da banda, sempre foi linda assim... e não duvido que naquela altura, era ela a mulher dos sonhos de muitos jovens.

quase vinte anos depois, a banda que até hoje faz sucesso nas farras dos bairros de todo o país, regressou a mesma cidade e ao mesmo estádio, e com todo o mérito de quem sabe o que faz, simplesmente arrasaram!

a chuva ainda tentou deter-lhes, eu próprio e com alguma desconfiança só saí de casa quando a rádio informava que estavam na cidadela quase 30.000 pessoas, apesar dos pingos que vinham lá do céu. quando cheguei ao show, já o Yuri da Cunha terminava a sua apresentação, rimos com o humorista Calado Show, mas a noite era mesmo da banda de Zouk La Se Sel Medikaman Nou Ni (que em criança a gente gritava, Zouk Zouk, nunca mais te vi, ta se achar!).

Angola já passou por muitas coisas desagradáveis, e hoje, de certeza que o país está melhor que na altura em que o zouk rebentou, mas na noite do show, havia no estádio da cidadela o sabor da saudade... um passado que apesar de todos os problemas existentes, deu-nos também algumas alegrias.







Sem comentários: