quarta-feira, setembro 28, 2011

um convite aos de cá e aos de lá




O Caipirinha Lounge tem o prazer de anunciar a sua parceria com o Zarpante, uma plataforma de crowdfunding (financiamento colectivo) e crowdsourcing (criação colaborativa) inteiramente dedicada ao mundo lusófono. A plataforma do Zarpante permite-o fazer três coisas:

1) Financiar seus projectos, desde música a cinema a arte a fotografia, etc;

2) Colaborar com pessoas física ou jurídicas para criar novas formas de produzir arte e cultura;

3) Ter uma plataforma que seja dedicada à língua portuguesa e a todas as pessoas que falem nossa língua.

O Henrique, do Zarpante, explica:

"O projeto “Zarpante” nasceu de um encontro em Paris entre o brasileiro, Henrique Moretzsohn de Andrade e a portuguesa Anne-Charlotte Louis. Quando dois lusófonos – um amante das artes e uma analista financeira – encontram-se em terras estrangeiras, constatam que entre eles e seus países existem vários pontos em comum. Com a língua portuguesa como nosso maior laço e a cultura artística e histórica como tema de diálogo, tivemos a ideia original do Zarpante.

Os lusófonos estão espalhados pelo mundo representados em múltiplos países nos diferentes continentes. A pergunta é a seguinte: como possibilitar que os artistas desses vários países enriqueçam o patrimônio cultural lusófono através de um intercâmbio e de uma interatividade maior? Aproveitar os novos meios de comunicação e as novas tecnologias para ir além das barreiras geográficas. Criar assim uma plataforma de financiamento coletivo e criação colaborativa dedicada aos profissionais ligados a área cultural ou artística.

O financiamento coletivo (crowdfunding) é o ato de arrecadar dinheiro para a realização de projetos através da agregação de múltiplas fontes de financiamento: pessoas, empresas, ONGs, etc… em troca de recompensas. A criação colaborativa (crowdsourcing) é um modelo de produção que utiliza a inteligência, a criatividade e os conhecimentos coletivos de voluntários espalhados pela Internet para a confecção de novos projetos. Dessa forma, através do Zarpante, apreciadores de arte poderão incentivar financeiramente projetos lusófonos espalhados pelo mundo e dialogar diretamente com seus artistas preferidos. Por outro lado, artistas que nunca teriam se encontrado poderão compartilhar seus trabalhos e colaborar para diversificar a arte de nossos países e aperfeiçoar os diálogos.

Afinal de contas é através da união que a comunidade lusófona pode se tornar mais imponente do que cada nação em sua simples individualidade. Podemos ser de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe ou Timor Leste, mas, acima de tudo, somos a língua que falamos.

Zarpante é uma empresa domiciliada em Portugal. O site estará online em breve. Enquanto isso, vocês podem nos seguir via twitter: @ZarpanteLDA ou pelo nosso Facebook Zarpante lda."

O Caipirinha Lounge será parceiro do Zarpante na divulgação e publicidade de projectos, principalmente musicais, bem como promotor da plataforma junto de artistas que residem em países onde o financiamento para projectos culturais e artísticos nem sempre é fácil.

Esta é a segunda parceria do Caipirinha Lounge, e, tal como a nossa parceria com a Conexão Lusófona, visa promover uma vez mais a cultura lusófona, contribuindo assim para o derrube de fronteiras e barreiras na livre circulação de arte, música, e cultura. Força lusofonia!

1 comentário:

Atelier Lita Duarte disse...

Muito interessante.
Gostei das cores... amarelo é sensacional.:)