sexta-feira, fevereiro 21, 2014

as delicias de Pierre Baguette!

não adianta dar muitas voltas, tive conhecimento desse espaço lá no Luanda Nightlife e depois, mais duas ou três pessoas recomendaram-me o numero 42 da rua rei katyavala. 

a casa das baguettes é um restaurante com mercearia e snack se assim lhe posso definir. vendem refeições, especiarias, guloseimas, muitos chás e outros interessantes detalhes, mas isso não é um texto sobre gastronomia, que aliás, é a função do pessoal do LNL, na verdade, isso é um texto sobre a paixão sobre Luanda! só uma pessoa que tem um grande amor por esta cidade arrisca criar uma coisa assim, e digo isso por todas as dificuldades, altos e baixos que esta cidade nos oferece... ainda assim, há gente que acredita (por vezes sem saber) que criando espaços como este oferece uma agradável experiência aos luandenses. 

é verdade, ir a casa das baguettes é uma experiência sensacional, e digo isso porque estar num espaço assim em Luanda tem um charme totalmente diferente de quando entramos num bistrô super charmoso em qualquer rua estreita de Paris. não sei explicar, mas faz-me lembrar daquela história dos angolanos na diáspora que quando cá veem de férias dizem que estiveram na banda, mas a banda é um lugar que nunca nenhum estrangeiro alguma vez vai conhecer como já escrevi aqui

têm chocolates franceses da bovetti, pastas italianas, açúcar orgânico de cana de açúcar que vem do canada, café exótico, chá verde de manga superior, chá preto de biscoite de laranja ou o que mais me impressionou, chá de plantas vermelhas com baunilha! mas há mais, massa udon, brow rice, muitos molhos e temperos, compotas, enfim, sabores doces, salgados, amargos, azedos, agridoces, etc. talvez seja até ridículo, mas a mercearia tinha exactamente o mesmo cheiro que o espaço de produtos gourmet das lojas IKEA! 

depois tem a passagem para o restaurante num discreto corredor com espaço para livros e música. é verdade! imagina-se sair para jantar num lugar onde pode aguardar pela sua mesa sentado a ler sobre jazz ao mesmo tempo que escuta Waldemar Bastos, Diana Ross, Maria Rita, Cesaria Evora ou o grande Otis Redding. é ou não uma experiência!? 

é por essas e outras coisas que eu sou louco por Luanda, uma cidade de acontecimentos e contrastes de cima para baixo e vice-versa, uma cidade que muitas vezes me decepciona mas que em outras tantas vezes me embala para lugares que dificilmente consigo explicar, enfim, como diz um amigo meu, Luanda é uma mulher difícil mas eu sou louco por ela.
 

2 comentários:

S' disse...

Que maravilha! Preciso conhecer =)

Anónimo disse...

È maravilhos, e o texto diz realmente uma realidade. Me senti em uma experiencia gastronomica excelente. Atendimento, sabores, visual... enfim, eles foram ousados e corajosos. "Caro é aquilo que nao me da prazer", encontrei essa frase la e cabe perfeitamente com o local.