terça-feira, agosto 05, 2014

...

agora que terminei de ler o livro da Lara percebi o quanto sou desinformado sobre o assunto do 27 de Maio! 

sou da geração de 80, a mesma que cresceu a ouvir sobre o assunto tabu um pouco aqui e acolá, onde por vezes os tios e até mesmo os pais mudavam o tema da conversa assim que nos aproximávamos... depois de ler esse livro, descobri que afinal continuo sem saber de nada! 

a palavra desenvolvimento está em "todos" os cantos do país, mas os responsáveis pela banalização e propagação dessa expressão esquecem-se muitas vezes que o sinónimo dela não se aproxima apenas dos prédios altos, dos carros caros que andam por essas estradas esburacadas, dos novos boeings com três 7 ou de muitas outras coias que nos têm confundido com o real significado da palavra desenvolvimento.

desenvolvimento de um país é também a capacidade do seu povo de enfrentar os seus tabus, os seus erros e falhas, mesmo que a decisão traga amarguras e feridas que pareciam saradas... é preciso falar, é preciso ouvir, é preciso contar e o mais importante, é preciso disponibilizar o maior numero de informação sobre um tema que fere. 

e isso, não tem mal nenhum. 

acreditem, países que assim o fizeram acordaram menos pesados e com algum alívio e as coisas passaram a ser “normais”. vamos a Portugal e em qualquer biblioteca encontramos livros sobre o Salazar. vamos ao Brasil e em qualquer biblioteca encontramos livros sobre os excessos da ditadura. em New York, em Houston, em San Francisco ou em qualquer biblioteca dos Estados Unidos da América encontramos toneladas de livros que falam do racismo, os próprios israelitas e palestinianos têm disponíveis livros que falam sobre um assunto que todos os dias lhes trás dor... sem esquecer aqui bem perto de nós o país de Mandela que enfrentou os seus fantasmas e tiveram a coragem de disponibilizar informação! 

ouvindo Ayo - Better Days 

Sem comentários: