segunda-feira, abril 23, 2007

de volta a terra de antonio variações

sempre soube que o dia que saísse da tuga, entre as muitas coisas que iria sentir suadades a meia de leite clara e o croassant com fiambre prensado estaria na linha da frente da lista.

a viagem foi sem turbulência, mas ma cheguei a corrida começou da portela a gare do oriente e de lá rumo a invicta cidade do porto. na pequena paragem que o comboio fez por aveiro, deu para notar que a nova estação esta completamente pronta e o velho edifício preparado para passar a museu, e pensei mais uma vez nas paredes velhas da minha luanda que todos os dias são reduzidas a pó, mas como se pode ver o passado e o futuro podem e devem andar de mãos dadas. nos próximos dias e com mais calma, tenho de ir passar algum tempo a cidade dos ovos moles e comer o melhor hambúrguer do mundo que é feito ali no ramona.

já em porto campanha, troquei o comboio pelo metro e a 1h e tal da tarde estava no meu destino. matosinhos. como o compromisso que me levou ao norte só iniciava as 15h, tive tempo para saborear um leitãozinho e andar um pouco na calçada “comum” (carros, metro e peões) que muito me agradou. o tempo estava bom, e a praia cheia de gente apanhando sol.
a hora combinada, estava a entrar para a biblioteca florbela espanca, onde fui assistir ao lançamento do livro as sete estradinhas de catete do meu amigo paulo bandeira, seguido de uma mesa redonda com o tema literatura em viagem. os artistas eram fernando venâncio (moderador, aproveito os parênteses para dizer que o homem canta poesia!), o paulo bandeira, o sérgio godinho, o senel paz (o cubando que escreveu o lobo, o bosque e o homem novo, leiam), a fátima pombo e o ondjaki que escuso de apresentar e que cada vez que abria a boca arrancava da plateia agradáveis sorrisos por causa das suas “estorias” sobre factos que só acontecem na nossa luanda. infelizmente, não pude ficar para presenciar o lançamento do seu no livro os da minha rua, que foi logo a seguir porque tive de regressar a lisboa.
uma tarde bem passada nas primeiras horas na tuga, mas agora o corpo só pede uma coisa. cama.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo,

Hoje, 23 de Abril, dia mundial do livro - se me permites - aqui vai uma sugestão:

« AGUARELAS DE LUANDA E D'OUTROS LUGARES DE ANGOLA »(*), da autoria de Sofia Pinto da França, editado em 1992.

abraços
carlos

(*) Nesse livro de aguarelas, poderás ver retratado o «palácio de ferro» pela mão da esposa de um ex-Embaixador de Portugal em Angola...

João Carlos Carranca disse...

Estou um pouco baralhado ou estás agora aqui na tugália?
Se estiveres gostava de poder entrar em contacto e se possivel conhecer.
A tua escrita me agrada e se possivel gostava de a dar a forma de pessoa que está por trás dela.
jccarranca@gmail.com
Um abraço

Belinha Fernandes disse...

Acredita em Bruxas? Não?!Mas uma existe,deseja ser um selo de correio e precisa do seu voto!

Clicar aqui para votar na Bruxa

Anónimo disse...

Tens um presente à tua espera no meu blog!
Vai lá buscar que mereces.

Unknown disse...

Adorei as fotos que ficam passando aí em cima.