quinta-feira, julho 19, 2007

Comprar Comentários

Já era possível comprar posts e subscrições para sites de social bookmarking, agora a nova ameaça à credibilidade da blogosfera parte de uma empresa que pretende vender comentários em blogs (http://www.buyblogcomments.com/) com o intuito de aumentar o SEO do comprador. Trocado por miúdos, mediante o pagamento de uma determinada verba, os responsáveis da empresa comprometem-se a colocar em vários blogs comentários credíveis deixando, obviamente, o link para a página escolhida por quem paga. Com isto procura-se claramente fugir ao software anti-spam que tem tornado a vida dos bloggers menos tormentosa com uma bela manobra de blackhatt.
Para além do problema óbvio da deturpação do princípio das caixas de comentários - a partilha de opiniões entre bloggers e leitores - esta situação írá colocar em causa a credibilidade de cada comentário que for deixado num blog. Se de facto, os comentários estiverem à altura do prometido e inserirem-se no tema do post onde são colocados, será muito difícil fazer a distinção entre comentários comprados e comentários “puros”. Dificilmente algum blogger, sobretudo aqueles que têm maior número de leitores e de comentários (os alvos preferenciais deste tipo de campanhas), irão ter tempo para monitorizar cada comentário individualmente.
Há ainda a questão de como os motores de busca - especificamente o Google - irão reagir a esta situação que tem como principal alvo precisamente o seu ranking de pesquisas. O mais provável é que, admitindo que esta situação atinge dimensões assinaláveis, o peso dos comentários e dos próprios blogs irá diminuir progressivamente.
Aquilo que eu não consigo entender é como é que estes pessoas não percebem que estes esquemas têm como desfecho último inutilizar os blogs como meios de comuniciação fiável! Ou seja, a compra de posts ou de comentários apenas irá levar a que tal se torne no futuro inútil porque o valor dos blogs em termos de SEO será praticamente nenhum! Basicamente estão apenas a “envenenar” lentamente a blogosfera contribuindo para a sua própria morte! Infelizmente irão levar muitas vítimas colaterais consigo!

gentilmente retirado (sem custos) do blog PubAddict.net

Sem comentários: