quarta-feira, dezembro 23, 2009

bom natal e bom ano novo

...

A terceira coisa que eu sei, embora não tenha certeza nenhuma, é de tal forma que até me deixa um pouco envergonhado. É isto: eu acho que a música faz de nós pessoas melhores.

Não pode ser verdade, e é até um pouco ridículo. Afinal não faltam monstros, e grandes criminosos, e guardas de campos de concentração, que conseguiram até chorar quando escutavam boa música. E eu também já conheci gente que vivia imersa em música, estudava e fazia música de manha à noite (a maioria das vezes da noite à manha) e isso não os impedia de serem ásperos, rudes e arrogantes. Eu ainda não parei de escutar música e não sei se estou uma pessoa melhor.

Mas eu continuo a achar mesmo, por patético que seja. Acredito que se ouvirmos música, se a ouvirmos mesmo, ficaremos melhor. Talvez por a música ser a mais abstracta das artes, ela eleva-nos o pensamento. Por ser das mais sentimentais e emotivas, deixa-nos empáticos.

Ela parece-nos das artes mais naturais, mas pensando bem, não o é. Por que raio começaram os humanos a fazer música? E quantos milénios demoraram a fazer música com instrumentos, e já pensaram bem até que grau de aperfeiçoamento chegaram com eles? As nossas mãos não foram feitas para tocar instrumentos de cordas, o nosso fôlego não foi feito para tocar flauta, mas ambas as coisas se nos tornaram próprias e indispensáveis. A nossa espécie foi evoluindo com a música, ou talvez por ela, e com sorte um dia chegaremos a ser aves.

Para as aves a música é mesmo uma coisa natural e por isso elas não são boas nem más. Para nós, para quem a música teve de ser uma coisa criada, ela serve-nos de aperfeiçoamento.

A música pode ser a única coisa que não nós falha nunca; as pessoas que gostam de música são todas, de uma certa forma, irmãs umas das outras; e a música de certeza que faz de nós pessoas melhores. Pode não ser bem isto. Pode não ser bem verdade. Mas era o que eu vos queria dizer.

Rui Tavares

um convite aos de cá

Ultimas Sessões 2009! Last Sessions 2009! Derniéres Sessions 20009!

Movimento X presents this week @ Elinga Bar the X Sessions!Luanda, Angola:

Rewind ‘09 Vintage

Are you ready for the good vibes?

E com o aproximar do fim do ano, são escassas as palavras que poderiam expressar todo o nosso agradecimento para com todos aqueles que nos ajudaram ao longo deste ultimo ano! A todos os nossos sinceros votos de um excelente final de 2009 e ainda um melhor 2010…muito mais melhor é essa a nossa esperança!

quarta-feira, dezembro 16, 2009

um convite aos de cá

um convite aos de cá

Aniversário! Anniversary! Anniversaire! 周年纪念! Jahrestag! Годовщина! Anniversario! 記念日! Verjaardag! ذكرى سعيدة!

Movimento X presents this week @ Elinga Bar the X Sessions! Luanda, Angola:

Festa Aniversário Movimento X – 2º Ano!

Are you ready for the good vibes?

quarta-feira, dezembro 09, 2009

terça-feira, dezembro 08, 2009

descoberta

são crianças, vivem no município da Samba e estão sempre de sorriso aos lábios.
uns estudam de manha e praticam o seu instrumento de eleição de tarde, outros fazem o contrário, já deram alguns concertos e é com orgulho que o cota F fala do seu projecto.

eles são a Orquestra Sinfónica do Kaposoka, com quem passei um domingo inesquecível.




sexta-feira, dezembro 04, 2009

quinta-feira, dezembro 03, 2009

hoje, é um bom dia para assumir 33

Aprendi que não posso mudar o que se passou comigo, mas posso alterar o seu significado.

Kim Phuc

para ti, que nunca me lês!

aqui.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

um convite aos de cá

um convite aos de cá

Novo! New! Nouveau! Nuevo! Neu! Nuovo! ! Ново! Nieuw! Νέος!

Movimento X presents this week @ Elinga Bar the X Sessions! Luanda, Angola:

Tropical Series - Eduardo Paim ao vivo no Sábado! :-)

Are you ready for the good vibes?

Aí está o mítico Bar Elinga reincidindo com as suas fabulosas noites apresentando este fim de semana um programa a não perder! O destaque para esta semana vai todo para o Regresso de Eduardo Paím, um dos monstros sagrados da musica Angolana Sábado dia 5 de Dezembro que actuará ao vivo num concerto intimista inédito no Elinga, seguido da Festa Tropical Clash com Kizomba, Zouk e outros ritmos tropicais! No Domingo o destaque vai todo para o Hip-Hop com o seu Movimento Urbano.

Quinta, Thursday 03.12.09
Chokolate Quente

Djing – Afrologic Brothers e amigos – 22h30 (entrada livre)

FUNK, DISCO, SOUL, HIP HOP, DEEP AND SOULFUL, BROKEN BEAT & DERIVADOS

Continuando com o projecto Chokolate Quente, aí estarão Tuka aka DJ Soulbreaxtra (www.myspace.com/tukathesoulbreakxtra), e Coca aka Farai Sem Mobile (www.myspace.com/cocafaray) para esta Quinta-feira.... O start-up para um fim de semana que se espera escaldante....! Are you ready for the good vibes??? :-D

Sexta, Friday 04.12.09

Flu (Full) Party – from A to Z

Djing - Ana Fabrizia & DJ Leandro Silva – 22h30 – 1.000 kwanzas (inclui uma bebida)

JAZZ, SOUL, R’N’B, NU-JAZZ, DEEP HOUSE & HOUSE

Para a tão esperada Sexta-feira do Elinga e para a primeira Flu (Full) Party de Angola, estará de regresso aos decks do Elinga a DJ Ana Fabrizia para brindar os ouvintes com os seus sets sempre cheios de qualidade. Pela noite dentro estará o residente DJ Leandro Silva (www.myspace.com/leandrosilvadj), que irá viajar pelas diferentes estirpes de virus influenza musicais de A a Z, não deixando ninguém indiferente... Nada melhor para exorcisar a semana... :-DD

Sábado, Saturday 05.12.09
Tropical Clash (Concerto e Festa)

Banda ao vivo – Eduardo Paim e a sua malta – a partir das 22h00 – 2.000 Kwanzas (destaque)

Djing – DJ Hélio Flash e DJ Wonder – Festa depois do concerto – 1.000 Kwanzas (inclui uma bebida)

MUSICA AO VIVO ANGOLANA, KIZOMBA, ZOUK, RITMOS TROPICAIS, HOUSE, R&B

Após a espectacular actuação dos Anonima Nuvolari ao vivo a semana passada, o destaque da semana vai todo para o regresso de Eduardo Paím ao palco do Elinga após uma notável interpretação musical em Abril passado com Paulo Flores, Eduardo, um dos monstros sagrados da musica Angolana regressa com a sua malta para um concerto que se espera de grande nível. Segue-se a festa Tropical Clash com os mais diversos estilos tropicais ao sabor dos anos 80, 90 e 00 com os DJs Hélio Flash e DJ Wonder, este último DJ de música Africana na Holanda. Um espectacular Sábado a não perder em memória dos velhos e novos tempos!!! :-DDD

Domingo, Saturday 06.12.09
Movimento Urbano – Rewind!

HIP-HOP, SOUL , R&B

Artistas – Mck, Cfk, X da questão, Mona Kid, Pensologo, Lil Jorge, Muralha, Sam Caleia, Edu Zp, Cool Klever – a partir das 18h30 – 1.000 Kwanzas (destaque)

Depois de alguns problemas logisticos no fim de semana passado, fazemos um Rewind para o arranque do projecto cultural “Movimento Urbano”, que tem como objectivos a divulgação imparcial e mais abrangente deste movimento sociocultural, que atrai milhares de jovens pelo mundo inteiro, sua força e importância entre os seus praticantes, encaminhado-os desta forma para os caminhos da música, dança, arte e auto-conhecimento. Neste evento contaremos com a participação de alguns dos integrantes do já conhecido “Ecletismo Poético” (evento semanal relizado no espaço Bahia), assim como actuações ao vivo de convidados especiais, demonstrações de Graffiti, actuações de dança (B-Boys), contando com a presença com um dos mais reputados DJ´s live, e MC´s de Angola. Um evento a arrancar às 18h30 prolongando-se até cerca das 1h 00 da manhã! :-D

Ao lado do edificio do BPC - Entrada livre à Quinta Feira!

Sem lista de convidados! Sem engarrafamentos e multidões! Acesso rápido ao bar! Bebida de origem garantida! Nova Gestão!

Next to BPC building - Free entrance on Thursdays!

No guest list! No jams or crowds! Quick access to bar! No fake drinks! New Management!

Info line @ x.movimento@gmail.com

Por uma Boa Causa!...X

For a Good Purpose!...X

Sugestões e Contribuições para x.movimento@gmail.com

terça-feira, dezembro 01, 2009

algumas pessoas dizem-me que estou sempre a bater na menina, porque para eles quando ando por ai reparo mais nas coisas amargas! talvez sim, quem vai saber?
é verdade que são muitos os golpes que a cidade tem levado, mas penso que culturalmente a menina não está mal... podia estar melhor, mas já é muito bom puder assistir semanalmente um bom show musical, alguma peça de teatro, uma exposição fotográfica ou mesmo ir ao Elinga para encontrar gente interessante e conversar a branco.

a menina vai mudando, não como muitos queriam, mas o mérito daqueles que com muitas dificuldades tentam a todo custo animar a menina deve ser reconhecido e aplaudido e é por isso e não só, que aqui no Attelier passamos todos os convites que nos chegam.

noite colorida

cantou, brincou, conversou, tocou, pousou para fotografia, sorriu, encantou e deixou saudade.
a noite do Richard Bona no Miami Beach foi em grande e em massa, havia de tudo um pouco... camaroneses, malianos, franceses, latinos, alguns chineses, noruegueses, enfim, gentes de todas as cores e sabores que gritaram, cantaram e festejaram o momento.
ao fundo, Dipama, faixa número dois do album Tiki.






sexta-feira, novembro 27, 2009

descobertas

hoje a cidade levantou-se cinzenta...não percebi se estava triste ou feliz, aliás, apesar de muitos golpes que lhe têm aplicado, ela está incrivelmente de sorriso nos lábios!

com vista privilegiada de cá para lá, não me posso queixar das horas laborais... na maior parte dos casos é mesmo o boss que reclama dos minutos que nós perdemos a olhar sempre para mesma imagem.

quando pela manha sentimos os primeiros sinais de que a cidade se iria banhar, corremos para varanda e de cá observamos que aos poucos a vista se ia modificando como se fosse um palco de teatro.

olhamos, olhamos, olhamos e quando a cortina se fechou já o boss notava a nossa ausência.

a pouco, o momento do break para fumadores e não fumadores foi de espanto, a marginal se mostrava como antes se tinha ofuscado e o prazer de presenciar o antes e o depois estava presente.

[infelizmente, logo mais as más notícias hão-de chegar!]

quarta-feira, novembro 25, 2009

para ti, que nunca me lês!

já me levantei.

já falta pouco

um convite aos de cá, agora já tem data

um convite aos de cá + agradecimentos

Obrigado! Thank You! Gracias! Merci! Danke schön! شكرالك! Grazie! 谢谢! Спасибо! Dank u wel! Matondo!

Movimento X presents this week @ Elinga Bar the X Sessions! Luanda, Angola:

Kimpa Vita Series - A semana depois da reabertura!!! :-)

Are you ready for the good vibes?

Obrigado a todos pela espectacular recepção no fim de semana de reabertura! Aí está o mítico Bar Elinga de regresso com as suas fabulosas noites apresentando este fim de semana um programa a não perder! Em destaque esta semana, O Elinga-Teatro apresenta nos palcos em reposição nos dias 26,27 e 28 de Novembro respectivamente Quinta, Sexta e Sábado, às 21h00 a peça KIMPA VITA – A Profetisa Ardente, uma peça de teatro cujo texto e direcção são de autoria de José Mena Abrantes. Destacamos ainda no Sábado dia 28, e a banda Italiana Anonima Nuvolari que actuará ao vivo. No Domingo o destaque vai todo para o Hip-Hop com o seu Movimento Urbano.

Quinta, Thursday 26.11.09
Chocolate Quente

Peça de Teatro - A Profetisa Ardente – 21h00 (1000 kwanzas) – Reservas das 9h00 às 12h30. Tel: 929365255 (destaque)

Djing – Afrologic Brothers e amigos – 22h30 (entrada livre)

TEATRO, FUNK, DISCO, SOUL, HIP HOP, DEEP AND SOULFUL, BROKEN BEATS

Em destaque para o arranque desta semana estará em reposição a peça do Elinga-Teatro KIMPA VITA – A profetisa ardente, uma peça do director \ encenador José Mena Abrantes que estreou em Luanda em 2007, tendo sido já apresentada em três festivais internacionais (Curitiba e Rio de Janeiro, no Brasil, e Lisboa, em Portugal). É o tão esperado regresso da companhia Elinga-Teatro ao palco. Após a peça de teatro, estarão presente os Afrologic Brothers, profilicos criadores, com vários nomes e heterónimos em diversos projectos como os Afrologia, Soubreakxtra e outros trabalhos publicados além mar e outros ainda infelizmente por publicar... Aí estarão os irmãos Tuka aka DJ Soulbreaxtra (www.myspace.com/tukathesoulbreakxtra), e Coca aka Farai Sem Mobile (www.myspace.com/cocafaray), para nos proporcionarem uma exímia noite de descontração, viajando intemporalmente pela música, colhendo influências de diversos estilos de diferentes décadas do século XX, para aterrarem numa contemporaneadade músical universal neste principio de século XXI... e derreterem todo o chocolate! Are you ready for the good vibes??? :-D

Sexta, Friday 27.11.09

Kimpa Vita House

Peça de Teatro - A Profetisa Ardente – 21h00 – 1.000 kwanzas – Reservas das 9h00 às 12h00. Nº 929365255 (destaque)

Djing - DJ Aldous Splash & DJ Leandro Silva – 22h30 – 1.000 kwanzas (inclui uma bebida)

TEATRO, ROCK, WORLD, ELECTRONIC, ALTERNATIVE & HOUSE

E para quem não tiver a chance de ver a estreia da reposição da peça KIMPA VITA na Quinta, poderá deslocar-se atá ao Elinga-Teatro na Sexta ou no Sábado para poder ver a peça que por muitos tem sido reclamada ser exibida nos palcos nacionais. Continuando pela noite dentro e repetindo a fórmula da espectacular re-abertura da Sexta-feira passada da estará o eclético e plástico DJ Aldous Splash ao príncipio da noite titubeando entre diversos estilos imediatamente sequenciado pelo inevitável DJ Leandro Silva (www.myspace.com/leandrosilvadj), que se espera mais uma vez levar à apoteose os presentes com os seus melódicos e inquetantes sets de House.... A não perder estes eventos na casa de Kimpa Vita...!!! :-D

Sábado, Saturday 28.11.09
A Profecia Ardente

Peça de Teatro - A Profetisa Ardente – 21h00 – 1.000 kwanzas – Reservas das 9h00 às 12h00. Nº 929365255

Banda ao vivo - Anonima Nuvolari (Itália) – a partir das 22h30 – 1.000 Kwanzas (destaque)

Djing – DJ Litó e DJ Leandro Silva – a partir das 24h00 – 1.000 Kwanzas (inclui uma bebida)

TEATRO, MUSICA AO VIVO ITALIANA, SOUL, DISCO, KIZOMBA, HOUSE, R&B

Enquanto ficamos à espera da realização da Profecia Ardente, aconselhamos a não perderem a oportunidade de reservar os últimos lugares da reposição da peça KIMPA VITA do Elinga-Teatro. Em destaque, este Sábado estará também a espectacular banda Italiana Anonima Nuvolari (www.myspace.com/anonimanuvolari), que estará em Angola pela primeira vez, no âmbito da semana cultural Italiana. Esta fantástica banda tem actuado em diversos pontos do Globo (Argentina, Itália, Portugal, Brazil). Situados entre o último dos românticos e o primeiro dos punks, os Anonima Nuvolari vão bem com tudo menos com a tristeza sem poesia e o amor sem gosto. Vestidos a rigor pedalam na volta a Itália em 50 anos. De Renato Carosone a Vinício Capossela. De Fred Buscaglione a Paolo Conte. Correm a música, o espírito e a festa de um pais. Para término da noite estará ainda o habitual residente das noites latinas do Bar Palos DJ Litó, com créditos firmados animará com Kizomba, e outros ritmos ladeado pelo residente DJ Leandro Silva. Um espectacular Sábado a não perder! :-):-DD

Domingo, Saturday 29.11.09
Movimento Urbano

Artistas – Mck, Cfk, X da questão, Mona Kid, Pensologo, Lil Jorge, Muralha, Sam Caleia, Edu Zp, Cool Klever – a partir das 17h00 – 1.000 Kwanzas (destaque)

O projecto cultural “Movimento Urbano” arranca este Domingo, e tem como objectivos a divulgação imparcial e mais abrangente deste movimento sociocultural, que atrai milhares de jovens pelo mundo inteiro, sua força e importância entre os seus praticantes, encaminhado-os desta forma para os caminhos da música, dança, arte e auto-conhecimento. Neste evento contaremos com a participação de alguns dos integrantes do já conhecido “Ecletismo Poético” (evento semanal relizado no espaço Bahia), assim como actuações ao vivo de convidados especiais, demonstrações de Graffiti, actuações de dança (B-Boys), contando com a presença com um dos mais reputados DJ´s live, e MC´s de Angola. Um evento a arrancar às 17h00 prolongando-se até cerca das 2h00 da manhã

Ao lado do edificio do BPC - Entrada livre à Quinta Feira!

Sem lista de convidados! Sem engarrafamentos e multidões! Acesso rápido ao bar! Bebida de origem garantida! Nova Gestão!

Next to BPC building - Free entrance on Thursdays!

No guest list! No jams or crowds! Quick access to bar! No fake drinks! New Management!

Info line @ x.movimento@gmail.com

www.movimentoxis.org (brevemente com conteúdos \ soon with contents)

Por uma Boa Causa!...X

For a Good Purpose!...X

Sugestões e Contribuições para x.movimento@gmail.com

quinta-feira, novembro 19, 2009

um convite aos de cá

Atenção! Attention! Внимание! Atención! انتباه! Aandacht!注意! Achtung! Attenzione!

Movimento X presents this week @ Elinga Bar the X Sessions!Luanda, Angola:

Open Source Series (A reabertura!!!)

Are you ready for the good vibes? We say the best tunes in town!

Aí está o mítico Bar Elinga de regresso com as suas fabulosas noites apresentando no fim de semana da sua reabertura duas noites absolutamente imperdíveis!


Sexta, Friday 20.11.09 – 22h30 – 1.000 Kwanzas (inclui uma bebida)
Status Quo Party

Djing Luis Bom Som, Vicious Hulk & DJ Leandro Silva

Exposição fotográfica ORTSZEIT (Goethe Institut - Alemanha) (destaque)

ROCK, ELECTRONIC, ALTERNATIVE, SOULFULL HOUSE & HOUSE

Como e Onde estamos? Para quem quizer saber e descobrir a nova cara do Bar Elinga na sua noite de reabertura, a solução é deslocar-se até ao centenário e místico edíficio e verificar in loco o status quo. Em destaque estará na sua sala principal uma exposição de fotografias de Stefan Koppelkamm, numa parceria do Goethe-Institut (Instituto Cultural Alemãohttp://www.goethe.de/ins/ang/lua/ptindex.htm) em Angola com Ngoi Salucombo e o teatro ELINGA, saúdando os 20 Anos da Queda do Muro Berlim. Quebrando muros estará também a produção musical do novo soundsytem do Bar Elinga que com a suas boas ondas e vibrações destruírão toda e qualquer resistência à descontração e genuino divertimento dos convivas, ao sabor das notas dos DJs Luis Bom Som, Vicious Hulk e Leandro Silva (www.myspace.com/leandrosilvadj). O startup da Elinga X Sessions, provavelmente a melhor noite do mês de Novembro deste ano!!! A não perder...!!! :-DDD

Sábado, Saturday 21.11.09 – abertura das portas às 20h30
Jam Jazz Session

Gumbo, Sista Teedy & Dodo Miranda (Noruega, EUA, Angola) (destaque)– 21h30 – 2.000 Kwanzas (inclui uma bebida) – 50% do valor das entradas serão doadas para o centro de acolhimento Don Bosco / Magone

Djing Selecta Mano & Inyenne – a partir das 24h00 – 1.000 Kwanzas (inclui uma bebida)

Exposição fotográfica ORTSZEIT (Goethe Institut - Alemanha)

MUSICA AO VIVO JAZZ, SOUL, FUNK, AFROBEAT & SOULFULL HOUSE

Para Sábado e continuando o clima de festa e celebração o Elinga Bar acolherá a banda de Jazz Norueguesa Gumbo que pela quinta vez se desloca a Angola com os seu animados programas de interesse Social e intercâmbio Cultural, acompanhada da cantora Norte Americana Sista Teedy e ainda o Cantor Angolano Dodo Miranda. Uma actuação ao vivo que se espera desenrolar com grande interactividade com os presentes. De realçar que 50% noite da receita desse espectáculo será doado ao centro de acolhimento Don Bosco / Magone... Ainda de regresso aos palcos do Elinga Bar estará ainda o interprido Selecta Mano recentemente regressado da Bienal de Bordéus com um arsenal musical reforçado e pronto a atacar e animar a pista... A concluir a noite, da Nigéria estará Captain Inyenne nos decks do Elinga Bar que com o seu irrestivel Soulfull House trará ainda mais brio a uma noite que se adivinha inesquecivel...! Claro também a não perder, igual ou melhor que Sexta...!!! :-DDD

Ao lado do edificio do BPC - Entrada livre à Quinta Feira!

Sem lista de convidados! Sem engarrafamentos e multidões! Acesso rápido ao bar! Bebida de origem garantida! Nova Gestão!

Next to BPC building - Free entrance on Thursdays!

No guest list! No jams or crowds! Quick access to bar! No fake drinks! New Management!

Info line @ x.movimento@gmail.com

www.movimentoxis.org (brevemente com conteúdos \ soon with contents)

Por uma Boa Causa!...X

For a Good Purpose!...X

Sugestões e Contribuições para x.movimento@gmail.com

quarta-feira, novembro 18, 2009

para ti, que nunca me lês!

Ao terminar a leitura, abaixou o rosto e disse: feddhetetlen, ou seja, irrepreensível. Disse a palavra com um tremor na voz, e percebi que seus olhos marejavam. Percebi que Kriska tornara a me querer bem. E provavelmente imaginava que eu lhe viraria as costas, tão logo desvendasse o idioma húngaro por completo. Então cobri sua mão com a minha e lhe disse: serei para sempre teu discípulo humilde e grato. Ainda com uma lágrima a lhe descer na face, ela sorriu e disse: fala mais, por Deus. E eu: as melhores palavras que sei emanaram de ti, devem a ti seu vigor e sua beleza. E ela: só mais uma vez, suplico-te. E eu: será somente teu o meu verbo, dedicar-te-ei meus dias e minhas noites. Foi quando Kriska disse que era muito engraçado o meu sotaque.

Chico Buarque in Budapeste

descobertas

Simon Frederick

terça-feira, novembro 17, 2009

personagens dos meus dias XV

o Hamid, um maliano muito magro, de pele escura, dentes branquinhos e com quase dois metros de altura, é das pessoas que mais contacto tenho durante o dia.

o Hamid, um maliano da loja de conveniência lá em baixo, diz-me sempre bom dia, bom almoço e até amanhã.

o Hamid, um maliano que adora o Salif Keita e ouve Tina Turner, contou-me num português arranhado que na terceira tentativa para chegar a Malta num bote altamente lotado de gente, quase perdia a oportunidade de voltar a ver o sorriso da Malaika, a filha que ansiosamente espera ver em breve.

o Hamid, um maliano que aceita os meus fiados em pacotes de bolachas de água e sal, confessou-me certa vez que em Angola a sua vida voltou a ter sentido e que desde que cá chegou nunca mais soube o que é ficar dias e dias com o estômago vazio.

o Hamid, um maliano que se tornou amigo, acabou de me oferecer o cd pirata African Ambience do Youssou N´dour com a seguinte afirmação:
no teu blog tocas pouca música africana.

!!!

domingo, novembro 15, 2009

recados


aos cariocas, aos lisboetas, aos com pronuncia do norte, aos paulistas, aos conhecidos, aos de lá e também aos de cá, a baiana, a menina dos e-mails, ao cota de Angola, a garota dos pecados, aos que nunca desistiram de cá, aos novos e não esquecer a linda na Faixa de Gaza...

...eu também tive saudades.

[Milow, uma recomendação das crianças do post a seguir]

um domingo qualquer...

domingo, outubro 11, 2009

sexta-feira, outubro 09, 2009

um convite aos de cá

o livro e o filme e o filme e o livro

por esse dias chegou-me um envelope com o mesmo conteúdo que recebi faz tempo num pacote perfumado, que alias, depois de abrir o pacote e agradecer-lhe, ficou pousado na prateleira esperando pela sua vez.

do envelope amarelo saiu o mesmo autor, o mesmo titulo e a mesma história que veio no pacote, com a diferença que esta é uma edição de bolso que só por si apresenta menor tamanho, menos paginas e talvez de leitura mais rápida.

tenho lido Budapeste de Chico Buarque ao mesmo tempo que vejo o filme em cópia pirata descarregada alguns dias via torrent. nunca tinha experimentado a sensação de ao mesmo tempo ver o filme de um livro e ler o livro de um filme... já me aborreci com algumas imagens, sorri com as palavras, surpreendi-me com a Teresa do filme que nada tem da minha Teresa e aos 55 minutos e 32 segundos do filme e 64 quatro paginas do livro, estou confuso entre o Costa das palavras e o Costa das imagens.

Eu nada sabia desta cidade, nem pretendia aprender o idioma nativo, fui enviado para pôr ordem na Companhia, e na Companhia só se falava alemão. Não contava conhecer Teresa, que me introduziu ao Chamego do Gambá, boteco onde se tomava cerveja e se cantavam sambas a noite inteira. Ali me iniciei na língua em que me arrojo a escrever este livro de próprio punho, o que seria inimaginável sete anos atrás, quando zarpei de Hamburgo e adentrei a baía de Guanabara. Ao primeiro contato, o idioma, o clima, a alimentação, a cidade, as pessoas, tudo, tudo me pareceu tão absurdo e hostil que caí de cama, e ao me levantar dias mais tarde, vi horrorizado meu corpo pelado e meus pêlos soltos em lençol. Depois conheci Teresa e fui me enfronhado nós país, fui ao boteco, fui à favela, fui ao futebol, à praia custei a ir porque tinha vergonha. Apagava as luzes para dormir com Teresa, mas ela me alisava o corpo inteiro, dizia que eu era gostoso e macio igual a uma cobra. Uma morena como Teresa seria inimaginável sete anos atrás, quando zarpei de Hamburgo. Teria casão com ela, na capela de uma ilha na baía de Guanabara, se ela não tivesse me trocado por um cozinheiro suíço, e foi então que fiquei todo careca, perdi até os pentelhos, os pêlos do sovaco, tudo, e o médico diagnosticou uma alopecia de fundo nervoso. Seria uma peladura temporária, mas não foi, e acabei me acostumando sem os pêlos, que não me faziam mais falta que Teresa, e mesmo sem Teresa acabei me acostumando. Esqueci Teresa como já tinha esquecido Hamburgo, e larguei a Companhia para fundar uma ONG, ou melhor, para catar mulher na praia, o que seria inimaginável sete anos atrás, quando adentrei a baía de Guanabara.

...

Eu era um jovem louro e saudável quando adentrei a baía de Guanabara, errei pelas ruas do Rio de Janeiro e conheci Teresa. Ao ouvir cantar Teresa, caí de amores pelo seu idioma (...) e foi na batata da perna de Teresa que escrevi as primeiras palavras na língua nativa. No princípio ela até gostou, ficou lisonjeada quando eu lhe disse que estava escrevendo um livro nela. Depois deu para ter ciúmes, deu para me recusar seu corpo, disse que eu só a procurava a fim de escrever nela, e o livro já ia pelo sétimo capitulo quando ela me abandonou. Sem ela perdi o fio do novelo, voltei ao prefácio, meu conhecimento da língua regrediu, pensei até em largar tudo e ir embora para Hamburgo. Passava os dias catatônico diante de uma folha de papel em branco, eu tinha me viciado em Teresa. Experimentei escrever uma coisa em mim mesmo, mas não era tão bom, então fui a Copacabana procurar as putas. Pagava para escrever nelas, e talvez lhes pagasse além do devido, pois elas simulavam orgasmos que me roubavam toda a concentração. Toquei na casa de Teresa, estava casada, chorei, ela me deu a mão, permitiu que escrevesse umas breves palavras enquanto o marido não vinha. Passei a assediar estudantes, que às vezes me deixavam escrever nas suas blusas, depois na dobra do braço, onde sentiam cócegas, depois na saia, nas coxas. E elas mostravam esses escritos às colegas, que muito os apreciavam, e subiam ao meu apartamento e me pediam que escrevesse o livro na cara delas, no pescoço, depois despiam a blusa e me ofereciam os seios, a barriga e as costas. E davam a ler meus escritos a novas colegas, que subiam ao meu apartamento e me imploravam para arrancar suas calcinhas, e o negro das minhas letras reluzia em suas nádegas rosadas. Moças entravam e saiam da minha vida, e meu livro se dispersava por aí, cada capitulo ao voar para um lado. Foi quando apareceu aquela que se deitou em minha cama e me ensinou a escrever de trás para diante. Zelosa dos meus escritos, só ela os sabia ler, mirando-se no espelho, e de noite apagava o que de dia fora escrito, para que jamais cessasse de escrever meu livro nela. E engravidou de mim, e na sua barriga o livro foi ganhando novas formas, e foram dias e noites sem pausa, sem comer um sanduíche, trancado no quartinho da agência, até que eu cunhasse, no limite das forças, a frase final: e a mulher amada, cujo leite eu já sorvera, me fez beber da água com que havia lavado sua blusa.
Zsoze Kosta

segunda-feira, outubro 05, 2009

geração rejeitada

na banda, o movimento hip hop também já foi classificado... os rejeitados de um lado e os porreiros do outro.
no show do Kool Klever, Conjunto Ngonguenha, MCK e outros, estava representada a ala dos rejeitados. rejeitados pelas editoras, rejeitados pelas rádios, rejeitados pelo sistema, rejeitados pelas elites, rejeitados pelo consumismo em massa e constantemente rejeitados pelos cotas que insistem em não respeitar a diferença.

para alguém como eu que sempre teve um olhar de estranheza para esse estilo musical, estar naquele ambiente por vezes tornou-se desconfortável... as roupas, as expressões ou o clima em si do espectáculo, pouco se aproximam do ambiente que me assenta e foi por ai que senti as revindicações da ala dos rejeitados. embora apresentam comportamentos diferentes das massas, existe nesse lado muito do que falta na sociedade respeitada de hoje. ideias próprias, criatividade, simplicidade, frontalidade e o sonho... o sonho é um elemento constante nas letras da ala dos rejeitados, talvez porque eles vivem na utopia de que aquilo que tanto criticam tem os dias contados.

a noite teve como apresentador MCK, magro, alto e sem pinta de nigga... a vontade com o público, parecia que tinha um livro de indirectas, cada fala sua vinha em dois sentidos – o primeiro que todos ouviam e o segundo que surgia para aqueles que conseguissem reflectir as suas palavras! – , Kool Klever o dono da noite, imagem de pai cool, estremeceu a plateia quando fez dueto com o filho que atira mensagens impercebíveis para sua mente. conheci o Conjunto Ngonguenha no documentário É Dreda Ser Angolano [link do vídeo aqui], os ngonguenhas não têm pinta de niggas, não têm pinta de kuduristas e não têm pinta de betinhos, alias, eles não têm pinta de nada, eles são o Conjunto Ngonguenha e ponto. surgiram em batas brancas e mochila as costas a cantar mensagens que por algum acaso desconfio que muitos dos presentes dificilmente decifrou aquelas palavras.
a participação especial ficou para o final. Valete é um tuga filho de são tomenses que em terras lusas também faz parte da ala dos rejeitados apesar de já ter uma pagina editada no wikipédia, usa discursos de Fidel, Che e Chaves no intro de suas musicas... cantou que cresceu trancado num quarto com livros de Marx e Pepetela, alimentado com parágrafos de Nelson Mandela...inalado na voz de Zeca Afonso, este é o puto que se assumi um trotskista belicista e que levou o público ao delírio a ponto de invadirem o palco!

infelizmente, a sociedade ainda não percebeu os rejeitados e é por essa incompreensão e não só que essa mesma sociedade teima em assumir que aqueles que não aceitam as diferenças de pensamento são os donos da verdade.
MCK

Kool Klever

Conjunto Ngonguenha

Valete