sábado, março 21, 2009

o outro lado da visita de sua Santidade

Angola é um país extraordinário, repito extraordinário, e não existe qualquer ironia ao sentido que quero dar a esta qualificação, na verdade, é mesmo um facto que por cá o que muitas vezes parece impossível acontece do dia para noite e vice versa.

quando o Papa anunciou a sua visita ao país, milhões de fieis por essa Angola fora gritaram de alegria porque mais uma vez teríamos a honra de receber grandiosa figura, independentemente da trabalheira que da receber alguém como homem dos sapatos vermelho da Prada.

do dia do anuncio até ao corrente mês parecia que ELES estavam mesmo interessados em mostrar ao homem a realidade em que nós os luandenses vivemos... mas como viver da imagem é uma das imagens de marca do angolano, eis que as coisas começaram a mudar com alguma rapidez que me faz perguntar mas porquê que não é sempre assim!? buracos tapados, passeios arranjados, sinalização impecável, igrejas reformadas (em tempo recorde), lixo no devido lugar, árvores podadas, agentes da policia apresentáveis e até os pedintes do centro da cidade sumiram, etc.
tudo isso foi possível graças a um grande esforço que ELES se propuseram para mais uma vez mostrar uma capa a quem vem de fora... e tudo isso só foi possível também porque na última semana nós os luandenses aceitamos suportar os transtornas que essas obras em cima da hora criaram em nossas vidas. sim, porque circular em Luanda com muitas artérias do centro bloqueadas não tarefa para quem tem problemas no coração.

ontem como seria o momento em que homem iria inaugurar a imagem nova de uma parte da cidade, lá resolveram que podíamos ficar em casa... daí a tolerância de ponto (feriado) para um povo que adora trabalhar.
na verdade a cidade está de cara lavada e com uma aparência que deveria ser constante, pena é que a maior parte destas reformas que ela recebeu são uma aldrabice como seremos obrigados a constatar daqui algumas semanitas quando a realidade regressar... sim, porque como eu sei, as Odebrechts, as Motaengils, as Camargos Corrêas, as Somagues e as outras, também sabem que o problema de esgotos da cidade não se resolve com asfalto por cima... mas coitados deles, a culpa não lhes pertence porque apenas fazem aquilo para que existem, ganhar dinheiro. e eu, infelizmente também não sei quem são os culpados, mas se pudesse ou quisesse encontrar algum, confessaria a sua Santidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como eu gosto desse moço quando escreve assim com tanto envolvimento com as coisas de sua terra.

Um grande beijo.

Flor De Angelim