quinta-feira, agosto 05, 2010

Estamos Juntos

sempre defendi e continuo a defender que o artista depois de atingir determinado nível, perde totalmente a nacionalidade. exemplos hoje não faltam de casos de músicos que os seus povos perderam o direito de os reclamar como "produtos" nacionais. por acaso, existe algum brasileiro que me pode obrigar à aceitar que o Caetano Veloso é deles, ou malianos acharem-se com os direitos de Salif Keita? José Eduardo Agualusa por exemplo, a muito que deixou de pertencer aos angolanos. todos eles e muitos outros, hoje, são de todos nós e mesmo que alguém não aceite, está é a minha opinião
.
o mais velho Waldemar Bastos é assim, é de todos e para todos e não adianta dizer que a Velha Chica é angolana, existem pelo mundo muitas velhas chicas, mas quem cantou gostoso foi o kota.

passou muito tempo desde o dia que vi o Waldemar Bastos ao vivo em Lisboa e também, passou muito tempo que Luanda não via ao vivo o homem da Pitanga Madura.

o festival trouxe-nos o cota que a par de Oliver Mtukudzi, era quem eu mais queria ver.

sou muito novo e não sou critico musical, mas sei que país não sabe com nitidez clara quem é o Waldemar Bastos e o que a sua música realmente significa. infelizmente, o mundo reconhece o sabor da pitanga que cá dentro é poucas vezes explorado, talvez por razões que não fazem parte da minha geração, mas que de alguma forma também nos prejudicam.


na actuação do homem que em 1990 apelidou Angola como sua namorada, éramos poucos, mas bons, como ele falou, e foram esses poucos que no dia do encerramento do festival subiram ao céu com a performance mais simples e mais limpa de toda a festa. no palco, 3 cotas, 2 jovens e uma grande vontade de tocar e cantar musicas que querendo ou não, estão cravadas na história desse povo.




as lágrimas do cota em pólo azul bebe que não conseguiu esconder as saudades de alguma coisa que não percebi, ficou comigo como a imagem de uma noite simplesmente doce.
[Clássicos da Minha Alma, novo álbum de Waldemar Bastos que será lançado dia 14 de Agosto.]

Sem comentários: