segunda-feira, setembro 13, 2010

Tambokeno Cu Moxico


a cidade do Luena, capital da província do Moxico, fica no leste do país, e a viagem de avião dura aproximadamente 55 minutos.

durante muitos anos, a província esteve praticamente isolada do resto do país, primeiro porque o aeroporto estava encerrado por falta de condições e segundo, porque as vias de ligação terrestre da Lunda Sul, do Bié, ou do Kwando Cubango simplesmente eram intransitáveis.

hoje, as coisas já estão diferentes... e a surpresa para quem tinha em mente imagens das recordações de infância, foram bastante boas. Luena é uma cidade viva e ao contrário de muitas cidades do interior de Angola, tem mais que uma avenida, na verdade, o cruzamento de algumas ruas por vezes parece-se com a ligação entre Avenida Brasil e Avenida Alameda cá em Luanda.






culturalmente os hábitos e costumes do leste fazem-me sentir em casa, para lá da ligação familiar, está nos kiokos muitas das minhas recordações de infância. as ferias no Dundo, as visitas que todos os anos fazíamos a tia M em Saurimo, os longos meses que passei no Nzaji com o avô M que discretamente contribui para a pessoa que hoje sou ou aquela viagem que me levou ao Luena com muitos primos e que desesperadamente a única recordação que ficou foi a cor castanha da casa onde ficamos.







enfim, sempre que me desloco ao leste de Angola, sinto que há ali pedaços do meu ser!

1 comentário:

BIA disse...

Amo Angola, tenho origem angolana.