segunda-feira, janeiro 16, 2012

personagens dos meus dias XIX

a senhora M é uma francesa da Guadalupe, negra com olhos verdes e o seu marido é português. conhecemo-nos no centro comercial La Galleria porque quando ela apercebeu-se que eu falava português, aproximou-se e simpaticamente disparou: eu também vos entendo. depois, ali mesmo naquele lugar conversamos quase hora e meia, recomendou-me um restaurante português e falou-me da senhora F, uma angolana, professora como ela e casada com um São-Tomense que é médico anestesista, os dois vivem há anos aqui na Martinica.

a senhora M da aulas de português no liceu e tem uma casa que mais parece um espaço cosmopolita com as recordações das muitas viagens que ele fez. por instante, pareceu-me estar na minha infância em casa do amigo Henrique Abrantes. cada peça ou objecto tem uma história... o quadro que comprou na Suécia quando lá esteve numa viagem com os seus alunos, um tacho de Barcelona, postais de Lisboa porque a sua mãe sempre quis conhecer o eléctrico amarelo, bonecas da Guiana ou as recordações do pelourinho que fizeram desviar a nossa conversa para Salvador. falamos da França, sobre politica, da África e claro sobre Angola. contou-me do concerto que o Bonga deu aqui e que ela e a senhora F estiveram na linha da frente com direito a autógrafos e uma conversa de 20 minutos com ele.

antes de me ir embora, a senhora M ofereceu-me goiabas... eram do quintal da senhora F, verdes por fora, laranja por dentro e muito doces... na verdade, a minha perdição aqui é a goiaba, seja a fruta, o sumo, os doces, etc.

infelizmente não tive oportunidade de conhecer a senhora F, é a segunda vez que nos desencontramos mesmo estando tão próximos...espero que a próxima seja diferente e que possa conhecer também a goiabeira que ela tem no quintal.

Sem comentários: