sexta-feira, julho 27, 2012

em directo do Luanda International Jazz Festival.

falou muito e sorriu com todo mundo, Asha, que para mim é o destaque desse ano.

quinta-feira, julho 26, 2012

um convite aos de cá


Angola Soundtrack

em Angola, muitas vezes as coisas boas que nos pertencem acabam por chegar até nós vindas de fora! é algo que não encontro uma justificação aceitável, mas ao mesmo tempo penso que todos temos uma cota de responsabilidade neste fenómeno

o Samy Ben Redjeb é um alemão (se não me falha a memoria) que conheci alguns anos aqui em Luanda por intermédio de uma amiga francesa que me foi apresentada por um amigo cubano. estávamos num daqueles jantares que acontecem poucas vezes em Luanda onde se encontram gentes que dão a sua opinião sem receios... e quando falávamos de música africana, o Samy foi um professor! toda gente espantou-se com aquele alemão de baixa estrutura que demonstrava conhecer o musical africano com muita propriedade que até dava gosto. não me envergonhei por ele saber mais de África do que eu, mas bem lá no fundo questionei-me do porque!? 

algum tempo depois o Samy regressou para Luanda mas eu já tinha mais conhecimento de quem era, o que fazia e o porque daquela paixão pela música africana. regressou para fazer apresentação do trabalho que lhe trouxe para Angola da primeira vez...regressou para fazer apresentação do cd Angola Soundtrack – The Unique Sound Of Luanda 1968-1976, que faz parte do seu projecto Analog Africa. foi nesta apresentação no Elinga que tive o primeiro contacto com a banda Conjunto Angola 70. 

o Conjunto Angola 70 é composto por cotas que no antigamente pertenciam a diferentes grupos que fizeram grande sucesso aqui na banda, como Os Kiezos, Jovens do Prenda, Os Bongos, etc e que graças também ao Otiniel Silva (o nosso Mano) hoje reuniram-se numa só banda. tocam semba, kazucuta, merengue ou como disse o Samy, instrumental hit´s. 

o meu pai que se sentava todos os sábados para ouvir muitas dessas musicas e outras, não sei se já sabia que estava diante de algo intemporal.

O Conjunto Angola 70 vão actuar no dia 28 às 21h:00 no palco welwitscha da 4ª edição do Luanda International Jazz Festival.
 

terça-feira, julho 24, 2012

Boy II Men, jeans pré-lavadas e o Afeganistão!

independentemente de gostarmos ou não, existem muitas musicas que eternizam determinados momentos da nossa vida. 

no inicio dos anos 90, Angola não era um país tão aberto como hoje, mas muitas coisas que faziam sucesso lá fora inexplicavelmente também chegavam aqui! não lembro como nem quando ouvi pela primeira vez os Boy II Men, mas lembro que todo mundo escutava aqueles rapazes, era tanto sucesso ao ponto que eles chegaram a influenciar a maneira de vestir de muitos adolescentes e não só. 

os Boy II Men nunca estiveram entre as bandas que eu gostava principalmente porque o estilo de música nunca se encaixou comigo, mas não tenho como fingir que nunca os escutei ao ponto de terem marcado em mim um momento! numa das viagens que o meu pai fez a um país estranho chamado Afeganistão, trouxe-me as minhas primeiras jeans pré-lavadas que para mim eram iguaizinhas a um par que tinha visto num poster do Michael Jordan que o meu irmão mais velho tinha no quarto. nunca me esqueço daquelas jeans pré-lavadas, eram tão feias mas eu adorava ainda mais porque tinham vindo de um país esculu

Boy II Men são americanos, ganharam 4 Grammy Awards e vão actuar dia 28 a 01h:30 no palco palanca e no dia 29 as 23h:30 também no palco palanca da 4ª edição do Luanda International Jazz Festival.

personagens dos meus dias

conheci o Baiano por razões profissionais e por isso quase ou nada falamos sobre mim, mas o Baiano é baiano e talvez por isso não se importou de falar sobre si com um estranho logo no primeiro encontro! 
 
com um grande sorriso que transmite humildade e honestidade, falamos sobre Itabuna (sua cidade natal) e Ilhéu... contou-me como é ser um pião e que monta cavalos desde os seus 7 anos, altura em que o seu padrinho lhe ensinou os truques de como amansar um cavalo. hoje, depois de tantos anos desde a primeira vez, afirma com o seu grande sorriso que cavalo amansado pelo Baiano são os melhores para montar.
    
em Angola há quase 1 ano, disse-me que fora a família não sente falta de mais nada simplesmente porque tem com ele o Kaiake, o seu parceiro de longos anos. no meio de tantos cavalos iguais que tinham acabado de desembarcar, perguntei-lhe como reconheceu o Kaiake... sem muitas explicações respondeu que é normal, reconhecemos sempre a nossa família.
 

terça-feira, julho 17, 2012

para compartilhar






um convite aos de cá


Horário: 21h30 
Onde: Floresta Lounge 
Entrada: 2000 Kz, com 1 bebida.

um convite aos de cá

Sara Tavares

se por algum acaso tivesses a oportunidade de estar com a Sara Tavares, que pergunta(s) lhe farias?
envie a sua pergunta até dia 23 de Julho para arcoires@gmail.com. 

Sara Tavares é portuguesa para uns e cabo verdiana para outros e vai actuar no dia 28 às 20h no palco palanca da 4ª edição do Luanda International Jazz Festival.

um convite aos de cá

quarta-feira, julho 11, 2012

segunda-feira, julho 09, 2012

Luanda merece, 4ª edição

existem músicos que depois do primeiro encontro nunca mais me esqueço deles. compro os cd´s, leio entrevistas, compartilho com amigos, mas em alguns casos acontece-me uma branca. nunca me lembro como ou onde os encontrei! 

Stewart Sukuma é moçambicano e vai actuar as 23h no palco welwitscha da 4ª edição do Luanda International Jazz Festival

quarta-feira, julho 04, 2012

Sempre que regressa, como se sente?

Dividido. Por um lado, é sempre aliciante, até porque sinto falta do país pelas estórias e pelo contacto com as pessoas simples, que me enriquecem. Por outro lado, desiludido com a evolução política, pois sempre acreditei que o país fosse avançar mais depressa. 

José Eduardo Agualusa