quinta-feira, julho 26, 2012

Angola Soundtrack

em Angola, muitas vezes as coisas boas que nos pertencem acabam por chegar até nós vindas de fora! é algo que não encontro uma justificação aceitável, mas ao mesmo tempo penso que todos temos uma cota de responsabilidade neste fenómeno

o Samy Ben Redjeb é um alemão (se não me falha a memoria) que conheci alguns anos aqui em Luanda por intermédio de uma amiga francesa que me foi apresentada por um amigo cubano. estávamos num daqueles jantares que acontecem poucas vezes em Luanda onde se encontram gentes que dão a sua opinião sem receios... e quando falávamos de música africana, o Samy foi um professor! toda gente espantou-se com aquele alemão de baixa estrutura que demonstrava conhecer o musical africano com muita propriedade que até dava gosto. não me envergonhei por ele saber mais de África do que eu, mas bem lá no fundo questionei-me do porque!? 

algum tempo depois o Samy regressou para Luanda mas eu já tinha mais conhecimento de quem era, o que fazia e o porque daquela paixão pela música africana. regressou para fazer apresentação do trabalho que lhe trouxe para Angola da primeira vez...regressou para fazer apresentação do cd Angola Soundtrack – The Unique Sound Of Luanda 1968-1976, que faz parte do seu projecto Analog Africa. foi nesta apresentação no Elinga que tive o primeiro contacto com a banda Conjunto Angola 70. 

o Conjunto Angola 70 é composto por cotas que no antigamente pertenciam a diferentes grupos que fizeram grande sucesso aqui na banda, como Os Kiezos, Jovens do Prenda, Os Bongos, etc e que graças também ao Otiniel Silva (o nosso Mano) hoje reuniram-se numa só banda. tocam semba, kazucuta, merengue ou como disse o Samy, instrumental hit´s. 

o meu pai que se sentava todos os sábados para ouvir muitas dessas musicas e outras, não sei se já sabia que estava diante de algo intemporal.

O Conjunto Angola 70 vão actuar no dia 28 às 21h:00 no palco welwitscha da 4ª edição do Luanda International Jazz Festival.
 

Sem comentários: