sexta-feira, junho 11, 2010

the day of dream

hoje, é um grande dia para aprendermos.

hoje, é o dia que tem início a primeira copa do mundo em solo africano, um motivo de grande orgulho para os sul africanos e não para todos os africanos, como muita gente tem defendido.

a África do Sul, é um país que aprendeu com o sofrimento e ao contrário da maioria dos países africanos, não decidiu apagar as magoas apagando o passado, pelo contrário, apesar de todas as dificuldades que passaram e de alguns problemas que ainda enfrentam, os sul africanos, decidiram que as marcas do sofrimento passado deveriam ser compartilhadas e preservadas para que as próximas gerações possam perceber o significado da palavra perdoar.

nestes dias, tenho escutado muitas vozes defendendo, que nós, os africanos, devemos nos sentir muito orgulhosos pelo sucesso desse evento, independente da realidade e das opções feitas por cada nação africana. talvez seja pessimista ou um estraga prazeres, como fui ontem acusado, mas penso que os outros países africanos ao invés de se sentirem orgulhosos com o sucesso dos sul africanos, repito, sucesso dos sul africanos, deveriam sim copiar. o copy paste do positivo nunca será mal visto, alias, acredito mesmo que os povos que copiaram as boas acções dos vizinhos não se arrependeram do acto, e tenho a certeza absoluta de que se nós os africanos copiássemos mais as acções do Madiba, África não seria tão amarga.

3 comentários:

Val Du disse...

O equilibrio é a chave.
Grande texto, Ngoi.

Beijos.

João Alfredo disse...

Concordo consigo.
É um texto de peso.

João Alfredo

Carmem disse...

Que massa!