quarta-feira, julho 27, 2011

a menina da casa da esquina...

no inicio da década de 90, vivia no principio da rua comandante stona, uma menina de olhos pretos, rosto lindo e que raramente saía a rua para brincar com as crianças da vizinhança. naquela altura e porque o bairro sempre teve muitas embaixadas, era normal fazermos amizades com os filhos dos embaixadores de muitos países... recordo-me muito bem do Monangaio, que foi a primeira criança que vi pessoalmente a falar francês! havia muitas crianças, uns viam a rua brincar connosco e outros, só os víamos passar dentro dos carros diplomáticos no regresso das aulas.

a menina dos olhos negros, era tímida mas tinha um sorriso que já gerava comentários, vivia na casa nº 282 e era filha do embaixador de Cabo Verde em Angola. quase nunca a víamos, mas lembro que era próxima de uma amiga da actualidade porque já estudavam na mesma escola... depois, crescemos e já nem me lembrava dessa menina.

muitos anos depois, cruzei-me em Braga com a minha amiga colega de infância da menina dos olhos pretos, que me contou que estava na cidade para assistir ao concerto de uma pessoa que viveu na mesma rua que nós! contou-me de quem se tratava e rimos de felicidade quando vimos num café um poster anunciando o show... agora, a menina do rosto lindo tinha virado menina famosa! depois, fiz o normal, li muitas coisas sobre ela, comprei os discos dela, vi-lhe ao vivo em Coimbra, no Porto, em Lisboa, em Luanda, já fotografei-lhe e até, já estive num jantar de amigos em que sentei-me não muito distante da menina que hoje enche coliseus!
Mayra Andrade – sábado 30, Palco Welwitschia do Luanda International Jazz Festival

Sem comentários: