o ano passado quando me preparava para visitar São Tomé e Príncipe, uma das informações que mais encontrava nos sites francófonos era sobre a 6ª bienal que tinha acontecido um ano antes, imagens, cartazes e até o programa encontrei por aí. por isso, quando cheguei a ilha não me surpreendeu os vestígios que ainda haviam do evento... alias lembro que um dos edifícios que mais me impressionou tinha na fachada principal um enorme painel sobre o evento.
para esta 7ª edição da Bienal de São Tomé e Príncipe que amanhã começa, Angola foi escolhido como país convidado, por isso decidi regressar para cá faz muito tempo. neste tempo todo que fui organizando a viagem, surpreendeu-me a falta de informação sobre o evento, com excepção da pagina do facebook, é quase impossível encontrar informações sobre o evento... alias, à menos de 24 horas do inicio do evento não tive contacto com o programa ou coisa de género. na verdade, a cidade não respira bienal, as pessoas não sentem a bienal e atmosfera parece-me um pouco estranha para um lugar pequeno onde vai acontecer um evento tão grande como esse! na conversa com algumas pessoas, disseram-me que alguma coisa se passa porque é a primeira vez que não sentem nada, até ao ponto que hoje uma funcionária do maior hotel da cidade não sabia nada sobre a bienal! fora alguns cartazes que encontrei por aí, pouco ou nada se vê na cidade... é preciso ir ao CACAU para sentirmos que alguma coisa em grande vai acontecer.
mas o que mais me entristeceu é que em Angola as coisas também estão pelo mesmo caminho! desde que conheci esse país que repito vezes sem conta que é muito mal vendido em Angola, mas como país convidado, penso que nós próprios os angolanos poderíamos fazer um esforço de comunicar que estaremos presente. hoje é sexta feira, dia que saem os jornais lá em Luanda, não sei se escreveu-se alguma coisa, mas espero sinceramente que até Fevereiro essa obscuridade acabe, afinal, não acho mal saber-se que o musico tal, o artista fulano ou o fotógrafo fulano vão estar por cá.
entretanto, os preparativos continuam.