sexta-feira, novembro 29, 2013

o lado B da cidade

Nova Iorque, Joanesburgo, Berlim, Budapeste ou Cotonou, todas elas são cidades que têm o um lado B, a outra parte da cidade ou como algumas pessoas dizem, o lado de lá da cidade. na sua maioria, este lado é o mais antigo e por vezes mais pobre, o que não significa dizer que seja um lado sem charme. 

actualmente algumas cidades transformaram o seu lado B num lugar trendy ou retro, explorando o detalhe histórico que esses lugares oferecem aos moradores e turistas. há cidades em que se diz que as pessoas que vivem neste lado são mais sexy! 

a travessa dos mercadores fica em na baixa de Luanda num lugar historicamente privilegiado como é a zona dos coqueiros, mas ao mesmo tempo é também um lado B da cidade, com a diferença que por cá não temos sabido explorar as vantagens que esse lado da cidade poderia ter dado, talvez porque as imobiliárias não se importam com o sexy, trendy ou retro, aqui, as imobiliárias importam-se única e simplesmente com o lucro rápido, o que significa demolir a história para construir o “desenvolvimento”! 

é neste lado da cidade que descobri a Upgrade Art Room, uma galeria de arte que se encontra no número 18 e com a mesma entrada com a obrigatoriedade de passarmos pela loja de british clothing formal e à medida para pudermos chegar a cave onde se encontra a galeria. é um lugar perfumado com a historia da cidade, rodeado por demolições, alguma pobreza mas também requalificações e principalmente um lugar de circulação de pessoas. 

são também por esse tipo de descobertas e não só, que Luanda me fascina.
 

1 comentário:

Naicoco disse...

Este blog, tem função cultural educativa.

Obrigada por isso!