quarta-feira, março 28, 2007

homens ou maquinas!?

no outro dia sai para fazer fotos de “algo” que me chamou atenção desde que cá estou.
os seguranças privados. não por serem monumentos com alguma beleza, o facto é que na sua maioria, estes homens quando estão nos seus postos de trabalho estão mais a dormir do que a controlar coisa alguma. há uns que em plena luz solar chegam a roncar de tal maneira que parecem estar num colchão de água bem confortável.
mas será que em caso de roubo, estes homens devem ser responsabilizados pelo facto? talvez os responsáveis pelas empresas de segurança se esqueçam que o robcop só existe em filmes e que estes homens não podem nem devem ser tratados como maquinas. será que alguém acredita mesmo que um segurança depois de 10 horas seguidas de trabalho que é submetido ainda consegue controlar alguma coisa?
ontem conversei com um na marginal de luanda que me disse: mo puto, se um gajo reclama é logo despedido e ainda por cima só nos pagam 100 duras (100 usd).

e depois há os que dizem que os grandes edifícios sem parque de estacionamento suficiente que estão a ser construídos é desenvolvimento! talvez estas mesmas pessoas ainda não se deram conta que em parte nenhuma do mundo o crescimento económico significa desenvolvimento.
falando em “desenvolvimento”, o primeiro centro comercial do pais (belas shopping) abriu as suas portas hoje, mas isso fica para um outro post ate porque tem que ser com ilustração.

1 comentário:

João Carlos Carranca disse...

Eu já estava com saudes de ler...
Os seguranças, que abundam, são responsaveis pela ordem pública num raio de cerca de cem metros. Mas se acontece alguma coisa eles até estavam a olhar para outro lado e nada viram... eu sei porque 'vivi' duas cenas dessas. Quanto ao Belas... manda fotos, meu!
Abraços