domingo, março 11, 2007

motivo de uma "longa" ausência III

quarta-feira 28.02.2007
levantei sem saber que horas eram, agua fria pela cabeça e escovo os dentes. quando limpava a face pensei, preciso de um creme (nívea) para o rosto! talvez esteja com a cara esbranquiçada e não consigo saber porque na “suite” não há espelho.
bato a porta para chamar o oficial, que pergunta o que se passa.
desculpe, pode dizer-me horas?
8h:5, porque?

tenho de ir a lufthansa fazer o pagamento do meu bilhete, disse eu.
um momento vou averiguar.

como houve substituição dos oficiais de ontem para hoje, é bem possível que esta averiguação demore um pouco.
enquanto me lavava, o som da água despertou os dois companheiros. o tunisino lavou-se a seguir e o outro ainda deitado de barriga para cima esta com uma expressão facial seria e pensativa.
10 minutos ou mais e averiguação ainda não terminou!
a minha esquerda o tunisino recomeça a rezar, estendeu a fronha da almofada no chão e ajoelhou-se no mesmo canto de ontem.
o oficial abre a porta e pergunta-me quanto dinheiro tenho para pagar o bilhete, admirado com a questão respondi que tinha o suficiente. nem um minuto passou e apareceu um outro oficial que me fez a mesma pergunta e respondi o mesmo. acompanha-me, disse ele. o balcão da lufthansa estava fechado, pergunta daqui e dali, alguém informa que só abre as 9h, olhou para o relógio e disse: são 8h:27, as 9h venho buscar-te. de volta a “suite” encontro uma troca de palavras entre o tunisino e um polícia. ele insistia que queria um café expresso, e o oficial disse bebes o que houver… sentado na cama, sorri discretamente e pensei; numa situação desta, será que um café expresso faz alguma diferença?
o silêncio voltou com a mesma descrição com que se tinha ausentado. no ar o cheiro de atum é forte devido a sandes de tuna que o moldavio acaba de comer como pequeno-almoço.
aguardo…
alguém bate a porta mas o oficial não responde, sinal que não esta cá ninguém! ganho coragem e faço algumas fotos das figuras desenhadas nas paredes.

oiço a conversa entre um idoso detective e o jovem que a policia achava que fosse tunisino. afinal é argelino, e agora ate eu estou confuso sobre a real nacionalidade do homem! talvez a ideia seja confundir o máximo as autoridades, para que o estatuto de refugiado saia com mais facilidade, porque aparentemente não existe pais de origem para onde lhe possam deportar.
o moldavio acaba de ser informado que logo a noite regressa casa via istambul. rápido para quem fez moldávia – ucrânia – turquia – malta. perguntou ao oficial se seria possível darem-lhe asilo em malta porque precisa de trabalho. a resposta veio com um gesto negativo feito pela mão do polícia.
10h:13 quando acabei de pagar o bilhete. a rota é a mesma que foi combinada ontem, parto as 13h:35 e chego a frankfurt as 16h:15 para as 22h:20 rumar para joanesburgo que só chegarei amanha (dia 1) as 9h:40, para 5h depois partir para windhouk onde vou passar uma noite e no dia 2 as 11h:45 partir para luanda. em windhouk espero sair do aeroporto e encontrar um hotel/pensão para passar a noite e quem sabe andar um pouco pela cidade.
a bagagem preocupa-me, hoje sem falta tenho de ligar para tap.
acabei de fazer um agradável sorriso! o moldavio acaba de me dizer que trabalhou em portugal (faro e tavira) numa fábrica de peixe. quando ele disse um pouco, quase me esqueci que estamos detidos e ri muito. conversamos em português e inglês. disse-me que é engenheiro de transportes hidráulicos e quer ir para inglaterra tentar a sorte. o ano passado saiu de portugal para alemanha e foi apanhado numa operação stop na fronteira germânica e foi repatriado para moldávia.

porque saíste de portugal?
a fábrica fechou e precisava trabalhar.

o resto da história já se imagina.
acabam de me informar que a minha bagagem esta em lisboa no mesmo momento que chega mais um “colega” de quarto. pela língua que esta a falar ao telemóvel, arrisco, talvez árabe. ainda não dirigiu a palavra a ninguém nem nos a ele.

no ar e a uns 10 minutos de viagem já me sinto mais aliviado, não de todo, porque o todo só acontecera quando tiver a minha bagagem. algumas fotos da vista aérea de malta ao som de i love new york de madonna.

vou ler (a uncut deste mês que vem com um artigo interessante sobre os Sex Pistols).

a refeição foi servida, faço um sorriso para a hospedeira, não estou com fome mas por vezes a vontade de mastigar algo e enviar para o estômago aparece. abro a pequena tigela prateada que lança aquele cheiro de comida de avião e para o meu espanto, pasta! foi a coisa que mais comi nos últimos 6 meses, pasta com isso, aquilo e não sei mais o que. não enjoei mas malta fará eu evitar comer pasta pelo menos por algum tempo. comi sem reclamar.
passando pelo espaço aéreo italiano é possível ver a neve nas bonitas montanhas. coincidência ou não, nos ouvidos oiço baila morena de zucchero e mana.

continua...

para saber como começou o motivo da minha “longa” ausência click AKI para ler a 1ª parte e AKI para ler a 2ª.

2 comentários:

Koluki disse...

Entao quer dizer que ja' estas em Luanda?!

Salucombo_Jr. disse...

sim, felizmente.