quarta-feira, julho 14, 2010

um convite aos de cá

O Centro Cultural Português, em Luanda, terá patente de 19 de Julho a 17 de Agosto deste ano, uma exposição intitulada "O Rosto da Paisagem: uma estrada, dois olhares"
de autoria do (fotógrafo) português Jordi Burch.
A exposição será composta por 40 fotografias e textos do escritor angolano Ondjaki (www.kazukuta.com/ondjaki).
De acordo com uma nota da Embaixada de Portugal em Angola, a exposição, cuja abertura oficial está prevista para o dia 19 de Julho, realiza-se no âmbito da visita de Estado a Angola do presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.

-----
Sendo uma iniciativa do Instituto Camões/Centro Cultural Português de Luanda em parceria com os dois artistas, esta viagem buscou exaltar a amizade (e o futuro desse laço) entre Angola e Portugal, desembocando numa exposição que celebra a paisagem angolana nas suas componentes estática e humana. Ao material fotográfico de Jordi Burch, adicionou-se a prosa e a poesia do escritor Ondjaki.
O resultado é a celebração artística de um país que se vê em crescimento nas suas mais variadas dimensões. Em “o rosto da paisagem – uma estrada dois olhares” os materiais são apresentados na perspectiva de dois jovens, oriundos de continentes distintos e com uma história comum – no que é já passado, e no que sempre se celebra, em cada viagem, por ser (também) presente.
*
a paisagem não regateia coisa alguma.
o que essencialmente a caracteriza
é a palavra sossego.

(ondjaki)

Sem comentários: