e lá chegou o grande dia.
os vencedores do primeiro concurso “Imagem de Fotografia2008” organizado pelo Banco Espírito Santos de Angola, BESA foram ontem anunciados.
o júri, composto por Jorge Gumbe, artista plástico, Maria João Ganga, cineasta e encenadora do grupo Elinga Teatro (ambos de Angola), Manuel da Costa Cabral, pintor português, Guy Tilliam, fotógrafo sul-africano e Leonor Sá Machado, directora de marketing e imagem do BESA analisou um total de 489 trabalhos vindos de dentro e fora de Angola com o tema “Temos Raízes”.
a entrada, eram muitas as caras conhecidas e desconhecidas, via-se a ansiedade de alguns, o disfarçar de outros ou o não estou nem ai de um grupo sentado ao meu lado. muitos homens, poucas mulheres ou quase nenhuma, alguns cotas e muitos jovens, poucos profissionais e muitos amadores, enfim, falava-se do prémio e as especulações sobre o vencedor saltavam ao ar.
Meus senhores, por favor queiram entrar.
na sala de cima o espanto! amor a primeira vista para aquela decoração, os moveis, os quadros, o pavimento, a carpete, e até os candeeiros eram lindos. a obra em cores vivas e material reciclado tinha destaque, afinal tratava-se de um menino de António Olé.
e então, vieram as menções honrosas, 10 no total.
e os vencedores.
os amigos, é muito difícil falar dos amigos!
Indira Mateta, a menina dos dread looks que quase sempre escapa da objectiva da minha máquina estava ao meu lado, nervosa porque a entrada alguém assobio-nos algo que tinha escutado por ai. assim que terminaram as menções ela apertou-me a mão, ao terceiro classificado enervou-se quando toquei-lhe o coração, ao segundo suspiramos mas escondemos os sorrisos, e por fim vieram as palmas, os abraços, os gritos, o orgulho, a felicidade e a vitoria, afinal a nossa Olissassa ganhou.
1º lugar
Indira Mateta
Obra: Afrobasketologia
Local: cidade alta, Luanda
2º lugar
Francisco Gonçalves
Obra: Thingaji Nganguela
Local: menongue, Kwando Kubango
3º lugar
Osvaldo Paulo
Obra: O Grito
Local: cazenga, Luanda
no final, o BESA presenteou os presentes com o novo livro do fotografo angolano José Silva Pinto, ou Tomspi como também é chamdo.
3 comentários:
Retratos da realidade...um belo trabalho.
Olha a minha pele de galinha...
A verdadeira arte vai além.
O olhar do artista é amplo, deixa transparecer a vida nas imagens.
Afrobasketologia, me fez lembrar do basquete das comunidades carentes que conheço.
Parabéns aos vencedores.
É isso aí Ngoi!
Um beijo.
Enviar um comentário