quarta-feira, dezembro 24, 2008

o attelier de portas abertas

no natal, abrimos as portas aos amigos.

Para os mais pequenos o Natal é vivido como um momento de beleza e mistério. O Pai Natal, a quem se escreve a pedir uma lista imensa de presentes, descerá pela chaminé, naquela noite, tão esperada e especial. "Será que mereces tudo o que pediste?", perguntam sempre os pais aos filhos e é esse um dos mistérios – o que trará o Pai Natal naquele enorme saco?
O Pai Natal, sentado no trenó, guiado pelas renas, prevalece no imaginário das crianças.


Mas no Natal, as imagens à volta do presépio tem um mistério especial. No Natal festeja-se o nascimento de Jesus, e S.Lucas narra assim o seu nascimento: "Naqueles dias, saiu um edito de César Augusto, para que se fizesse o recenseamento de todo o mundo(...) Iam todos recensear-se, cada um à sua cidade. José foi também da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi, que se chamava Belém, porque era da casa e família de Davi, para se recensear juntamente com Maria, sua esposa, que estava grávida. Ora, estando ali, aconteceu completarem-se os dias em que devia dar à luz e deu à luz o seu filho primogénito. Enfaixou-o e o reclinou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Naquela mesma região, havia uns pastores que velavam e faziam de noite a guarda ao seu rebanho. Eis que apareceu junto deles um anjo do Senhor...que lhes disse: Não temais porque eis que vos anuncio uma boa-nova...nasceu-vos hoje um Salvador. .."

Os mestres antigos, inspirados na beleza dos evangelhos, pintaram na escuridão da noite a virgem e os anjos iluminados pela luz divina que emana do menino, onde a experiência do sagrado é acessível a todos.

É este momento de beleza e mistério, acessível a todos, que também ainda hoje encanta crianças e adultos.

Madalena Lello, uma amiga que mora aqui.

Sem comentários: